Pelo menos 46 vereadores vão tentar a reeleição nas sete maiores cidades do Vale

política e cidadania

Pelo menos 46 vereadores vão tentar a reeleição nas sete maiores cidades do Vale

Dos 85 parlamentares nos municípios mais populosos, apenas cinco não devem colocar seus nomes a disposição nas urnas em outubro. Há também pré-candidatos a prefeito e postulantes às vagas de vice às majoritárias

Por

Atualizado sexta-feira,
26 de Janeiro de 2024 às 10:22

Pelo menos 46 vereadores vão tentar a reeleição nas sete maiores cidades do Vale
Foto: Aldo Lopes / arquivo
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

As eleições municipais de 2024 ocorrem em outubro, mas os vereadores já se articulam para a disputa ao pleito. Entre tentativas de reeleição e busca por cargos na majoritária, apenas cinco parlamentares nas sete maiores cidades não devem colocar seus nomes a disposição dos eleitores.

O levantamento feito pela reportagem aponta que pelo menos 57 vereadores devem concorrer em outubro, sendo que 46 deles pretendem tentar um novo mandato ao Legislativo. Há nomes também que pleiteiam candidaturas de prefeito ou vice em seus municípios. Pré-candidatos confirmados ao Executivo mesmo, somente Carlos Ranzi (MDB) e Sérgio Kniphoff (PT), ambos em Lajeado.

Também na cidade mais populosa do Vale, o vereador Isidoro Fornari Neto (PP) já declarou que não pretende buscar um segundo mandato na câmara, após ter sido eleito pela primeira vez em 2020. No entanto, seu nome permanece vinculado a uma possível candidatura majoritária, ainda que o partido não tenha batido o martelo.

Quem também não almeja a reeleição ao Legislativo, mas está de olho nas eleições majoritárias é a vereadora Yê (MDB), em Encantado. Ela é cotada como postulante ao Executivo na cabeça de chapa, mas também pode ceder a vaga para um aliado e concorrer a vice.

Em Arroio do Meio, dois nomes do MDB – Paulo Roberto Heck e Rodrigo Kreutz – são cotados para concorrer a vice-prefeito numa chapa pura do MDB. Já Márcio Mallmann (PP) e Evandro Biondo (MDB) podem disputar as eleições de Estrela e Teutônia, respectivamente, como vices em chapas encabeçadas por outras siglas.

Indefinição

Muitos vereadores, no entanto, evitam afirmar se serão ou não candidatos em outubro. Caso de Marquinhos Schefer (MDB), que está em seu segundo mandato em Lajeado. Frisa que, no momento, não discute isso, pois prioriza “trabalhar em prol da cidade” e pretende esperar a aproximação do período para definição das candidaturas.

“Meus planos atualmente são apenas os de trabalhar pela população. O ano está apenas começando e não sabemos o dia de amanhã, então vamos esperar as coisas acontecerem para falar em reeleição”, despista o parlamentar. Mais quatro vereadores estão na mesma situação no município.

Outros na região vinculam uma candidatura ao apoio de grupos específicos. Também tem vereadores que afirmam consultar familiares antes de tomar uma decisão concreta sobre a participação – ou não – no pleito.

Janela partidária

Outro aspecto que deve interferir diretamente nas candidaturas é a janela partidária, período onde vereadores podem mudar de partido sem a perda do mandato por infidelidade. Alguns parlamentares têm convites para trocarem de sigla justamente pela oportunidade de disputarem uma vaga na majoritária.

Um dos líderes da oposição em Estrela, Volnei Zancanaro (União Brasil) condiciona sua candidatura a reeleição ao jogo das coligações. “As vezes penso em ir, as vezes penso em não concorrer de novo. Vai depender da composição das chapas”, frisa.

Alto aproveitamento

Em Venâncio Aires, o cenário está bem desenhado. Dos 15 vereadores eleitos, 14 vão tentar permanecer na vida pública. Dois podem não concorrer diretamente à reeleição no Legislativo, que são Nelsoir Battisti (PSD) e Ezequiel Stahl (PTB) que podem seguir uma candidatura a vice-prefeito.

Já dos suplentes que assumiram nesta legislatura, apenas Ana Cláudia Teixeira do Amaral (PDT) declara oficialmente não deve disputar as eleições novamente.

Já em Taquari, quatro dos nove vereadores atenderam à reportagem e todos confirmam a intenção em concorrer a reeleição. Um deles – Aldo Gregory – não descarta também disputar a majoritária. Segundo informações de bastidores, o restante também deve pleitear novos mandatos.

Levantamento por cidade

• ARROIO DO MEIO
– Alessandra Brod, César Kotz, José Elton Lorscheiter, Nelson Paulo Backes, Roque Haas e Vanderlei Majolo vão a reeleição;
– Marcelo Schneider não decidiu. Paulo Roberto Heck e Rodrigo Kreutz estão em situação indefinida, pois são cotados para concorrer a vice-prefeito;
– Adiles Meyer não vai concorrer;
– A reportagem não conseguiu contato com Helena Matte;

• ENCANTADO
– Diego Pretto, Duda do Táxi, Marino Deves, Sander Bertozzi, Valdecir Cardoso e Valdecir Gonzatti vão a reeleição;
– Jaqueline Taborda, Joel Bottoni e Sandra Vian não se decidiram;
– Yê é cotada para concorrer à chapa majoritária, de prefeita ou vice;
– A reportagem não conseguiu contato com Roberto Salton;

• TAQUARI
– Ademir Fagundes, Luís Porto, Leandro Mariante e Aldo Gregory vão a reeleição. O último também é cotado para chapa majoritária;
– A reportagem não conseguiu contato com os demais vereadores;

• TEUTÔNIA
– Diego Tenn Pass, Jorge Hagemann, Luias Wermann e Vitor Krabbe vão a reeleição;
– Márcio Vogel, Neide Schwarz e Valdir Griebeler não se decidiram; Evandro Biondo está em situação indefinida, pois é cotado para concorrer a vice-prefeito;
– Claudiomir de Souza não vai concorrer;
– A reportagem não conseguiu contato com Cleudori Paniz e Hélio Brandão;

• VENÂNCIO AIRES
– Dos 15 vereadores, 12 vão a reeleição;
– Ezequiel Stahl e Nelsoir Battisti são cotados para concorrer a vice-prefeito;
– Ana Cláudia Teixeira do Amaral não vai concorrer;

• ESTRELA
– Douglas Daroit, Ernani de Castro, Felipe Schossler, Humberto Rerig, Luis Fernando Kalsing, Tiago Lehnen e Valderes da Rosa vão a reeleição;
– Tiane Cagliari e Volnei Zancanaro não se decidiram. João Braun e Márcio Mallmann estão em situação indefinida, pois são cotados para concorrer a vice-prefeito;
– Cristiano Nogueira não vai concorrer;
– A reportagem não conseguiu contato com Adriano Scheeren;

• LAJEADO
– Alex Schmitt, Ana da Apama, Deolí Gräff, Jones Vavá, Lorival Silveira, Paula Thomas e Waldir Blau vão a reeleição;
– Éder Spohr, Heitor Hoppe, Márcio Dal Cin, Marquinhos Schefer e Mozart Lopes não se decidiram;
– Carlos Ranzi e Sérgio Kniphoff são pré-candidatos a prefeito. Isidoro Fornari não pretende concorrer a vereador, mas é cotado para vaga na chapa majoritária;

Números

85 vereadores nas maiores cidades
46 vão tentar a reeleição
2 são pré-candidatos a prefeito
2 são cogitados para concorrer tanto a prefeito quanto a vice
7 são cotados para concorrer a vice-prefeito
14 ainda não definiram o seu futuro
5 não pretendem concorrer a nenhum cargo em 2024
10 não responderam

Acompanhe
nossas
redes sociais