2019, 2022, 2024 e …

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

2019, 2022, 2024 e …

Por

Atualizado sexta-feira,
26 de Janeiro de 2024 às 14:44

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A teoria da história cíclica sugere a constante repetição das ações humanas. Desta forma, a nossa linha do tempo não seria reta – ou linear – , mas, sim, circular. Há quem conteste e eu não vou entrar nos méritos. Eu apenas vou utilizar a controversa tese para lembrar os repetidos movimentos de líderes regionais na busca por um melhor fornecimento de energia ao Vale do Taquari. Não há nada de novo na pressão exercida sobre a RGE nas duas últimas semanas, e tampouco nas diversas ações judiciais e notificações extraoficiais por parte das mais diversas entidades e administrações públicas.

Pelo contrário. É a repetição do que já vivemos em 2019, 2022 e 2024 – sem falar de anos anteriores ou de casas mais pontuais dentro desse mesmo período –, e provavelmente vamos viver momentos semelhantes em um futuro não tão distante. Até quando eu não sei. Mas começo a acreditar que, em se tratando desse serviço básico à população, a história é cíclica, sim.

O país dos privilégios

Os jornalões Estadão e Folha de São Paulo publicaram um estudo do Tesouro que comprova o gasto de 1,6% do PIB só com o Poder Judiciário – incluindo o Ministério Público. Desse montante, 80% é só para custear salários e penduricalhos. Em resumo, pasmem, não há nenhum outro país no mundo gastando o que o nosso frágil Brasil gasta com os atores dos tribunais. E a diferença com outras nações muito mais desenvolvidas é vergonhosa. É triste. Mas dificilmente isso vai mudar.

O Vale na Aneel

Vereador de Taquari e ex-presidente da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat), Leandro Mariante (PT) está em Brasília para buscar recursos ao município. E, aproveitando a estada na capital federal, ele conseguiu uma agenda na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para representar a própria Avat e levar algumas demandas e queixas regionais. Acompanhado dos colegas de plenário taquariense Vanius Nogueira (PDT) e Fabiano Souza (PT), ele entregou ao Superintendente de Mediação Administrativa da Aneel, André Ruelli, uma “notificação extrajudicial em caráter de urgência” em nome da Avat. E claro. O documento denuncia eventuais descumprimentos de contrato e de legislação por parte da Concessionária RGE.

Turismo religioso em alta

A região alta do Vale do Taquari vai se consolidar como um dos principais destinos brasileiros para quem aprecia o turismo religioso. Além do Cristo Protetor em Encantado – cuja inauguração oficial deve ocorrer apenas no segundo semestre de 2024 –, e o projeto do “maior rosário do mundo” em Muçum – ainda sem previsão para ser concluído –, a cidade de Relvado vai receber um memorial em homenagem à vida de Dom Gentil Delazari. O espaço será inaugurado no dia 11 de fevereiro e foi custeada em conjunto pela Associação Caminho da Fé, Paróquia Santo Antônio e administração municipal.

TIRO CURTO

  • Ex-prefeito, ex-vereador, ex-presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e atual Chefe de Gabinete da Casa Civil do Estado, Jonatan Brönstrup (PSDB) usou as redes sociais para publicar uma foto dentro da Casa Civil e anunciar sua pré-candidatura à prefeitura de Teutônia.
  • Vereador de Muçum, Marcos Bastiani (PSDB) foi eleito presidente da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari, a nossa estimada Avat. Vanessa Ahne, de Travesseiro, é a vice-presidente. E a diretoria também será composta por parlamentares de Anta Gorda, Lajeado, Encantado, Roca Sales e Progresso. Já o conselho fiscal é formado por representantes de Taquari, Relvado, Nova Bréscia, Bom Retiro do Sul, Vespasiano Correa e Venâncio Aires. Ou seja, sem rupturas.
  • Não há o que não haja. Um mês após o início das operações do free flow na ERS-122, em Antônio Prado, a Concessionária Caminhos da Serra (CSG) alerta que não emite e não envia por e-mail ou qualquer canal de comunicação boletos de cobrança de tarifas. Ou seja, golpistas estavam tentando enganar os usuários do novo modelo. E isso já serve de alerta ao Vale.
  • Prefeito de Estrela, Elmar Schneider (MDB) estava de férias durante os dias mais conturbados e sem energia elétrica. De volta ao gabinete, ele agendou uma coletiva de imprensa para a manhã de hoje para anunciar uma “importante ação” em conjunto com a câmara, a Cacis, a OAB e o STR. Aguardemos!

Olhar do Lucas

Nosso peregrino de todas as sextas-feiras retornou para nos presentear com a belíssima imagem da Paróquia São Carlos, no coração da cidade de Anta Gorda. “Belo e singelo”, resume.

Acompanhe
nossas
redes sociais