Madre Bárbara comemora 127 anos de história

referência em eduação

Madre Bárbara comemora 127 anos de história

Com aproximadamente 1260 estudantes, e 215 profissionais, a instituição inicia os atendimentos na recreação nesta segunda-feira, 29

Por

Madre Bárbara comemora 127 anos de história
Foto: divulgação
Lajeado

Na próxima terça-feira, 30, o Colégio Madre Bárbara – Rede ICM celebra 127 anos de história no Vale do Taquari. Hoje, com aproximadamente 1260 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, além de 215 profissionais, a instituição inicia os atendimentos na recreação nesta segunda-feira, 29. O Colégio também atendeu crianças durante o período de recesso escolar no “CMB: Edição Férias” que completou quatro anos de atividades, com diversas atividades de lazer no Espaço de Formação Rede ICM. Para este ano, está prevista uma reforma que iniciará em junho, com a construção de um quarto pavimento no prédio do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio.

Em agosto, a diretora Maria Elena Jacques comemora 35 anos na entidade. Durante a trajetória na instituição, ela já foi estudante, professora, vice-diretora e, agora, diretora. Frequentando constantemente os corredores do colégio, Maria observou de perto muitas mudanças na estrutura, mas sem jamais perder a essência e os valores. Em fevereiro, serão 15 anos como diretora.

Ela conta que, apesar de todas as mudanças físicas, que qualificam o trabalho e oferece ainda mais qualidade para os estudantes, a história da bem-aventurada Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, não pode se perder. “Precisamos valorizar as irmãs e todas as pessoas que por aqui já passaram, afinal, ajudaram a lapidar essa história, deixando seu legado”.

Ao longo dos 127 anos, o Colégio atingiu grande reconhecimento na região e também no Rio Grande do Sul, sendo uma das 15 escolas da Rede ICM de Educação, com destaque em estrutura e também no número de estudantes e colaboradores.

A diretora diz que tem muito amor pela comunidade escolar e por todos que trabalham junto com ela. Maria relembra que a fundadora sempre dizia: “Tratai as nossas crianças com muito amor. Com crianças se fala com o coração e se olha com olhos de microscópio”.

Sucesso crescente

Foi em 2015, com o início da Educação Infantil desde o berçário, que o Colégio pode oferecer atendimento aos bebês e o número de estudantes cresceu consideravelmente. Antes de 2015, a média da instituição era de 660 a 700 alunos. “Bárbara Maix nos iluminou, dando muita força”, diz a diretora, relembrando a citação de Bárbara “Ânimo, coragem, Deus vê o nosso lutar”. Ao buscarem uma Educação Infantil que atende crianças do zero em diante, fortaleceu a trajetória da instituição, pois muitos profissionais autônomos levam bebês com menos de dois meses e todos os profissionais estão preparados para esse atendimento, com formação continuada para monitores e professores.

A diretora destaca a equipe da Pastoral Escolar, que realiza um trabalho espiritual desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, acompanhado pelas Irmãs, além do Grêmio Estudantil (Gembar), Associação de Pais e Mestres (APM), Juventude Madre Bárbara (Jumba), Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e a Associação dos Professores e Funcionários (APF). “Somos um grupo que se dedica nos mais variados segmentos com o mesmo foco e mesmos valores, buscando envolver a comunidade escolar para que nosso estudante seja um ser humano responsável, comprometido com a transformação do planeta, em busca de um mundo melhor”.

Novidades para 2024

Entre as novidades para este ano, estão os investimentos na área da informática. Estão sendo adquiridos projetores de alta resolução, chromebooks e notebooks, melhorando a qualidade da internet, com toda a estrutura para os professores e estudantes nas salas de aula desenvolverem as atividades. “Queremos nosso estudante como protagonista, para que ele busque mais interatividade, integração e inovação”, diz. A revitalização do Laboratório de Ciências, inaugurado há poucos anos, também tem sido local de práticas constantes dos estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, mas também das crianças da Educação Infantil, que ficam entusiasmadas em frequentar o local.

A Educação Infantil contará com mais uma turma de berçário, ampliando assim o número de vagas para bebês, além de uma Atelierista, que estará ao lado das professoras, preparando diversas práticas de pesquisas e investigações que serão realizadas no dia-a-dia, a partir de vivências estéticas focadas no desenvolvimento de diversas linguagens das crianças. Serão realizadas documentações de experiências e trabalhado o letramento científico. No primeiro momento, o “Ateliê In Natura”, trará pesquisas mais voltadas à natureza, de acordo com o interesse das crianças. A sala de psicomotricidade onde acontecem atividades da Educação Infantil, localizada dentro do Ginásio Poliesportivo, ganhou portas de vidro, o que facilitará o acesso e também a visualização das práticas esportivas das crianças.

A maior novidade iniciará em junho, com a construção do quarto pavimento no antigo sótão do Colégio. O espaço conta com 1.120 metros quadrados. Serão construídas sete salas de aula com amplitude, com vidros, luminosidade, seguindo as brises ao redor que é a estética que identifica o colégio. Além das salas de aula, uma sala multiuso e um terraço com grama sintética, para ser um local de integração entre os estudantes. A projeção é para a conclusão das obras no início de 2025.

Acompanhe
nossas
redes sociais