Startup Lab dos Vales vem aí

Opinião

Carlos Cyrne

Carlos Cyrne

Professor da Univates

Assuntos e temas do cotidiano

Startup Lab dos Vales vem aí

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento local através da inovação, a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT) tem realizado diversas ações. Uma delas é o Startup Lab, um programa de Estado que propõe um plano de recuperação econômica baseado na inovação como eixo central da estratégia de desenvolvimento.

O programa busca fortalecer o ecossistema empreendedor gaúcho, focado na inovação aberta e intensiva em conhecimento, incentivando o surgimento de startups gaúchas e promovendo a conexão entre grandes empresas e empreendedores tecnológicos RS. Essa aproximação e a criação de novos negócios possibilitam estimular o crescimento econômico e a geração de emprego e renda.

O programa Startup Lab busca ampliar as conexões entre os diferentes tipos de atores, empresas-chave, que apresentam desafios a serem solucionados, startups, que buscam soluções criativas, e ambientes de inovação locais trabalhando em conjunto para garantir um ecossistema saudável em todas as regiões do estado.

A Univates e a Unisc fazem parte de uma das oito regiões do RS Região dos Vales, que abrange os Vales do Taquari e Rio Pardo e convida todas as empresas e startups dessas regiões a participarem. Entre os benefícios para as empresas estão: inovação externa e disruptiva pelo desenvolvimento de soluções em parceria com startups; fornecedores mais inovadores; foco no cliente; cultura empreendedora e mais ágil; atualização dos desenvolvimentos do mercado e participação em eventos que estimulam à inovação; novas parcerias.

Já para as startups, destacam-se: mais receitas e independência de capital externo; história de sucesso para vendas futuras; base de clientes escalável; possível internacionalização; canal de varejo atraente; acesso a ativos proprietários; conhecimento de mercado e mentoria. Na região dos Vales o Startup Lab será conduzido pelo Gestor de Inovação Tecnológica Daniel Tonon (daniel.tonon@hotmail.com) que ficará no Tecnovates. É importante ressaltar que o Startup Lab dos Vales conta com o apoio de docentes das duas universidades bem como da Associação Comercial e Industrial de Lajeado – ACIL; Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul – ASSEMP; Agência de Desenvolvimento e Inovação Local – Agil – Lajeado/RS; Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires – CACIVA. Para saber mais sobre o programa acesse https://sict.rs.gov.br/programa-inovars. Traga sua empresa e startup para integrar esse grande movimento pela inovação. Contamos com todos.

Acompanhe
nossas
redes sociais