Aprovado

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Aprovado

Por

Atualizado quinta-feira,
22 de Janeiro de 2024 às 15:41

Lembro-me de quando entrevistei o então secretário de Planejamento de Lajeado, Giancarlo Bervian, em meados de 2021. A reportagem era para a revista Pensar Lajeado 2022, quando o município completava 131 anos. Bervian falava sobre as alternativas de uso para áreas alagáveis. Em uma delas, às margens do Rio Taquari, foi construído o Parque Ney Santos Arruda. De fato, o parque não foi por água abaixo na enchente de setembro de 2023. Lógico que foram necessárias intervenções, afinal, o evento climático foi arrasador em todo o Vale.

Comemoração

Depois de quatro meses da enchente, o Parque Ney Santos Arruda será o local para as comemorações dos 133 anos do município. Atrações musicais, feira de artesanato farão parte da programação, no dia 26, janeiro, sexta-feira, a partir das 19h30. O evento também contará food trucks, playground do parque, brinquedos infláveis e o Círculo das águas.

Meio Ambiente I

Ambiente, do latim ambiens/ambientis, com o sentido de envolver algo, é o conjunto das substâncias, circunstâncias ou condições em que existe determinado objeto ou em que ocorre determinada ação. A definição de meio ambiente engloba todos os elementos vivos e não-vivos, que estão relacionados com a vida na Terra. É tudo aquilo que nos cerca, como a água, o solo, a vegetação, o clima, os animais, os seres humanos, dentre outros.

Meio ambiente II

Considerando o sentido mais amplo de meio ambiente, a administração de Lajeado acertou ao promover um aperfeiçoamento sobre o atendimento e a inclusão de pessoas LGBTQIA+ na rede de atenção primária à saúde via SUS. A atividade envolveu agentes comunitárias de saúde e enfermeiros. O Coletivo de Afirmação Vale Diferença esteve representado por três integrantes.

Meio ambiente III

Um lugar onde as pessoas se respeitam mutuamente é um espaço de meio ambiente preservado. Não basta plantar árvore e separar o lixo, tem que respeitar o outro.

IPTU verde

Muitos municípios concedem desconto no IPTU para contribuintes que, de alguma forma, colaboram para preservação ambiental e à sustentabilidade. Venâncio Aires é um exemplo. A secretaria da Fazenda contabilizou 632 requerimentos protocolados em 2023 e para vigorar este ano. Boa parte indicava mais de uma prática.

Energia solar

Das possibilidades previstas na lei do programa, a que mais teve solicitação foi a energia fotovoltaica, com 420 requerimentos. Em seguida está o uso de composteiras, 374 pedidos, arborização, 349, calçadas com acessibilidade, 340, e solicitações de desconto para sistema de captação da água da chuva, 186.

Nativas

Em Lajedo, 1,4 mil contribuintes solicitaram redução no imposto justificada pela existência de árvores nativas no terreno.

Objetivo maior

O desconto do IPTU pode ser encarado de duas formas: prêmio para quem surfa a onda das boas práticas ambientais; e apelo financeiro para motivar a adoção de medidas sustentáveis e de preservação. Tanto faz uma coisa ou a outra, o importante é induzir o cidadão para um olhar voltado ao meio ambiente.

Acompanhe
nossas
redes sociais