Moradores protestam contra falta de energia em Cruzeiro do Sul

Paciência no limite

Moradores protestam contra falta de energia em Cruzeiro do Sul

Cerca de 50 pessoas participaram do ato, no bairro Glucostark. Grupo fechou via

Por

Atualizado domingo,
21 de Janeiro de 2024 às 11:58

Moradores protestam contra falta de energia em Cruzeiro do Sul
Crédito: Mateus Souza
Cruzeiro do Sul
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A insatisfação e paciência de moradores do bairro Glucostark, em Cruzeiro do Sul, chegou ao limite na manhã deste domingo, 21. Sem energia desde o temporal de terça-feira, 16, e sem perspectivas de restabelecimento, um grupo de pouco mais de 50 pessoas protesta contra o descaso da concessionária RGE.

Organizada após conversas entre vizinhos, a manifestação iniciou por volta das 8h, tendo como ponto de partida a rua Silvestre Aloísio Siebenborn, ao lado de uma fábrica de massas. O grupo seguiu até a rua Albino Fleck, onde bloqueou a via com carros, galhos e contêineres de lixo.

Uma das organizadoras do movimento, Charlene da Silva Quadros lamenta a situação enfrentada pela comunidade. Cita que há, no bairro, muitos moradores idosos, além de crianças e pessoas portadoras de deficiências, o que agrava o cenário de falta de luz.

“Os dias estão passando e toda vez eles dão a mesma justificativa. Quando entramos em contato, nos informam que não estão sabendo desta falta de luz. Então, pensamos em fazer alguma coisa neste momento. Juntamos a população que está indignada com a situação”, frisa.

 

Crédito: Mateus Souza

Queda de poste

A origem da falta de energia para cerca de 150 famílias, segundo Charlene, seria um poste que saiu na rua Santa Maria, no bairro Rosa. “Só falam que vão recolocá-lo no lugar, mas ninguém vai até o local. E esse poste está sobre a casa de uma senhora de bastante idade”.

Conforme Charlene, a ideia é fazer um ato pacífico para chamar a atenção de autoridades. “É um direito nosso. Não estamos pedindo nada que não seja um direito da população. Estamos falando de cinco noites sem energia. Tem sido muito difícil. Todo mundo tem que se colocar no nosso lugar”.

Coordenador da Defesa Civil de Cruzeiro do Sul conversou com moradores / Crédito: Mateus Souza

Outro morador, conhecido como Chico, lembra que há uma preocupação grande com os serviços públicos essenciais a população. “A energia elétrica, hoje, é praticamente tudo na vida das pessoas. Uma necessidade básica. E a empresa está deixando a desejar. O Estado deveria cobrar uma posição deles”, salienta.

“Tiro um cochilo e vou para a rua pegar um ar”

Morador da rua Santa Maria, Mário Rogério Nunes também está com a paciência esgotada. Segundo ele, em quase todos os temporais, a residência fica sem luz e o restabelecimento demora.

Sem luz desde terça, diz que está insuportável ficar dentro de casa devido ao calor. “Tiro um cochilo e depois levanto para ir pegar um ar na rua. É muito quente. Aqui sempre que dá um problema, precisamos ligar umas dez vezes”.

Atualização

Por volta das 10h30min deste domingo, um caminhão de uma empresa terceirizada contratada pela RGE chegou à localidade para efetuar o conserto dos fios e troca do poste de energia.

Crédito: Divulgação

 

Acompanhe
nossas
redes sociais