Centro empresarial qualifica mais de 600 pessoas em Estrela

ECONOMIA E NEGÓCIOS

Centro empresarial qualifica mais de 600 pessoas em Estrela

Inaugurado em maio, o Ceiteq também ofereceu palestras e orientações ao longo de 2023. Objetivo é atingir mais de mil pessoas ao longo do ano com cursos baseados nas necessidades empresariais

Por

Centro empresarial qualifica mais de 600 pessoas em Estrela
Cursos de culinária são oferecidos em parceria com o Senar
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Desde a inserção no mercado de trabalho até a busca por especializações para gerir o próprio negócio, o Centro de Empresarial de Inovação, Tecnologia e Qualificação de Estrela (Ceiteq) aposta na qualificação da mão de obra para desenvolver profissionais e atender as necessidades do setor privado. Ao longo de 2023, centenas de pessoas receberam capacitações que auxiliaram na expansão da carreira profissional.

Dentro dos três eixos oferecidos pelo Ceiteq, mais de 620 profissionais foram qualificados em diferentes áreas, cerca de 340 pessoas foram orientadas em eventos de formação e aproximadamente 150 empresas buscaram candidatos por meio da plataforma de currículos. A proposta do centro empresarial é solucionar gargalos relacionados à falta de mão de obra qualificada por meio do espaço de inovação.

As qualificações mais buscadas pela população estão nas áreas de elétrica, indústria e beleza. Para Thiago Oliveira, 39, o curso de eletricista foi uma virada de chave na carreira profissional. Após atuar 16 anos em uma empresa terceirizada no ramo da telecomunicação e com formação técnica em informática, ele viu a necessidade de buscar conhecimento específico para iniciar o próprio negócio.

Qualificações na área industrial somam maior demanda

O profissional soube das qualificações oferecidas pelo Ceiteq por meio de indicação. “No meio da telecomunicação sempre lidamos com parte elétrica. Quando fui desligado da empresa, decidi que iria ser autônomo, pois já tinha conhecimento básico nesta área. Iniciei o curso e achei que não faria muita diferença, mas nos primeiros dias já me empolguei, porque ampliou meu conhecimento”, relata Oliveira.

Hoje, proprietário de uma empresa prestadora de serviços no mesmo ramo, ele destaca a relevância da qualificação nas atividades diárias. “São formações que agregam. Tem outros cursos, que podem contribuir com minha atuação e que podem alavancar com a empresa, que pretendo voltar e fazer. São iniciativas que abrem um leque de oportunidades”, afirma.

Mil pessoas qualificadas em 2024

Diante do resultado apresentado no ano anterior, o objetivo do Ceiteq é qualificar mais de mil pessoas até o fim de 2024. O secretário de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, Daniel da Silva, lembra que o centro de inovação foi inaugurado em maio. Segundo ele, para ampliar a adesão da comunidade, os cursos serão lançados de forma mais assertiva a partir de fevereiro.

“Acreditamos que o espaço fixo de qualificação foi importante e trouxe ótimos resultados. Buscamos manter o que foi bem aceito pela população, mas também utilizar a plataforma de currículo como balizadora para apontar as necessidades do empresariado”, afirma o secretário. O sistema Conecta Estrela recebeu mais 1,1 mil currículos, o que gerou mais de 10 mil conexões entre candidatos e empresas.

Gerenciado pela Sedis, o Ceiteq conta com funcionamento da plataforma de currículos, Central do Empreendedor e o espaço de qualificação. Com eixos que se integram, os cursos são elaborados a partir do levantamento de vagas em aberto no sistema, na busca de preparar a mão de obra ou proporcionar a abertura de empreendimentos. Na área empresarial, o objetivo é proporcionar agilidade e desburocratização.

Qualificações na área industrial somam maior demanda

Segundo Silva, ações voltadas a área industrial devem ser fortalecidas. “São os cursos mais buscados pela comunidade e também o maior gargalo das empresas na procura pela mão de obra qualificada” aponta. O calendário de 2024 também deve contar com ações para atrair os jovens em finalização do Ensino Médio.

Os cursos ocorrem em parceria com o Senac, Senar e com as empresas incubadas no hub de inovação do centro empresarial.

Potencializar o empreendimento

Aos 23 anos, Thuany Godoi é sócia de um espaço de beleza em Estrela. Incentivada pela irmã, ela buscou mais conhecimento na área e fez dois cursos pelo Ceiteq. “Abrimos o salão e sentimos a necessidade de aumentar o leque de atendimentos. Minha irmã tem 12 anos de experiência na área. Com os cursos também fico apta a fazer outros trabalhos dentro do espaço”, relata.

Ela concluiu as qualificações e planeja outras para 2024. “São cursos de qualidade, onde realmente aprendemos nas horas dedicadas. Tem outras formações relacionadas à área financeira que pretendo fazer, porque com certeza irá agregar na gestão do salão”, afirma Thuany.

De forma autônoma, Daniele Maria da Silva, 35, colabora no espaço. Com objetivo de deixar o trabalho fixo, ela investiu em cursos relacionados à beleza e hoje atua na área. Junto da colega, ela também buscou os cursos do centro de inovação. “Antes trabalhava de domingo a domingo. Então decidi trocar de área. Paguei curso para iniciar e agora tivemos a oportunidade de nos qualificar de forma gratuita, com formações de qualidade. Conhecimento é sempre bem-vindo”, ressalta.

Recursos

O governo municipal conseguiu junto ao Legislativo uma alteração na lei de incentivo às empresas. A atualização faz com que 5% dos valores que as organizações recebem de incentivos sejam revertidos diretamente ao Fundo Municipal de Qualificação. A partir de 2025, os recursos devem servir para financiar os treinamentos, que hoje são custeados com o orçamento da Sedis.

Números

  • Total de pessoas qualificadas: 621
  • Pessoas orientadas em eventos: 342
  • Currículos cadastrados pelo Conecta: 1,1 mil
  • Empresas cadastradas pelo Conecta: 148
  • Cursos oferecidos nas áreas de indústria, beleza, educação financeira e alimentação: 18
  • Palestras sobre liderança, relações interpessoais, economia, manipulação de alimentos e área financeira: Seis

Entrevista
Guilherme Cé • gestor de Recursos Humanos das empresas Rhodoss e Dinna

“Ceiteq é uma ferramenta que qualifica a mão de obra local”

Encontrar mão de obra qualificada continua sendo um desafio para as empresas?

Guilherme Cé – Sim, essa sempre foi uma realidade presente na nossa região e nos últimos anos temos observado uma dificuldade ainda maior em encontrar mão de obra qualificada disponível em todos os setores. É um desafio geral que praticamente todas as empresas estão tendo que enfrentar aqui no Vale.

Iniciativas que oferecem cursos à população contribuem para melhora do cenário?

Cé – Dada a escassez de mão de obra qualificada, resta as empresas buscarem quem está disponível no mercado mesmo que sem a qualificação ideal num primeiro momento e, posteriormente, buscar, através de cursos e treinamentos, qualificar seus novos colaboradores. Iniciativas como o Ceiteq ajudam a tornar isso possível. É mais uma ferramenta que possibilita a qualificação da mão de obra local.

A empresa oferece ou costuma orientar funcionários a buscar qualificação nas áreas de atuação?

Cé – Sim, temos como politica treinamentos e qualificações constantes aos nossos colaboradores, desde cursos voltados a aspectos gerais, como específicos direcionados para algumas funções. Historicamente temos como característica oportunizar o desenvolvimento profissional dos nossos colaboradores, que iniciam com funções básicas e conforme se qualificam evoluem dentro das empresas.

Acompanhe
nossas
redes sociais