Adianta abrir as comportas da eclusa antes da enchente?

Opinião

Fernando Weiss

Fernando Weiss

Diretor de Mercado e Estratégia do Grupo A Hora

Coluna aborda política e cotidiano sob um olhar crítico e abrangente

Adianta abrir as comportas da eclusa antes da enchente?

Por

A cada cheia do rio Taquari, reascende-se o debate acerca da abertura antecipada das compotas da Barragem Eclusa, em Bom Retiro do Sul. Entende-se, a partir do óbvio empírico, que o esvaziamento do lago artificial, criado a partir da construção da barragem, ajudaria a diminuir o impacto de eventuais cheias.

Provocados por este debate recorrente, engenheiros da Certel – cooperativa responsável pela construção da hidrelétrica na estrutura em Bom Retiro – debruçaram-se em cálculos e cruzamento de informações a partir dos números registrados na enchente de setembro.

Ao fim e ao cabo, concluíram que o esvaziamento do lago, antes da água chegar a Estrela e Lajeado, poderia reduzir em 21 centímetros a elevação do rio numa enchente de 30 metros. Outra conclusão interessante a partir do cálculo é de que toda extensão do lago, que começa um pouco antes de Arroio do Meio, demoraria apenas 11 minutos para encher caso tenha sido esvaziado em 2 metros. Claro, tudo depende também do volume e da velocidade que a água chegaria a montante.

DCIM101MEDIADJI_0292.JPG

Portanto, abrir as comportas da barragem antes da consolidação de uma enchente, pode sim, reduzir o impacto da cheia. Ainda que 21cm pode parecer pouco num montante de 30 metros, para quem viu a água invadir sua casa ou empresa por menos que isso, já vai se dar por satisfeito. Ou seja, estamos diante de mais um fato que deve integrar um conjunto de ações regionais a serem implementadas num plano macro de prevenção contra as cheias.

ENCALHOU: a balsa que está a caminho de Santa Bárbara, onde fará travessia dos carros do município até Santa Tereza, saiu de São Jerônimo, subiu pelo Taquari, passou por Lajeado e encalhou em Arroio do Meio. O fato ocorreu nessa semana e mostra que, onde termina o lago provocado pela barragem, a navegação se impossibilita. Ainda bem que o calado da balsa era de apenas 40cm e permitiu o desencalhe e a viagem seguiu. O destino deve ser alcançado no fim da próxima semana, para daí iniciar o transporte dos veículos, já que a ponte entre as duas cidades da serra gaúcha ruiu com a enhente de setembro passado.

“Ele sabe o caminho”

Schneider mostra habilidade política ao atrair o recurso mesmo sendo opositor ao atual governo federal comandado pelo PT

O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, mostrou nessa semana, mais uma vez, ser especialista em articulação política. Não lembro, na história recente, de um único município receber um investimento federal para construir quatro escolas numa tacada só. R$ 22 milhões para três creches e uma escola de ensino fundamental. Serão mil novas vagas para a educação local.

Em nenhum outro momento da gestão de Schneider, o slogan da campanha eleitoral que o elegeu prefeito fez tanto sentido: ele sabe o caminho. Schneider está longe de ser unanimidade ou de fazer uma gestão perfeita. Mas uma coisa é inegável: sua capacidade de articulação, de mobilização política e de percepção de oportunidades é acima da média.

Cadê o Daer?

A foto acima é da ERS-421, principal rodovia de acesso ao município de Forquetinha, Canudos do Vale e Sério. Os buracos abertos já viraram crateras e a comunidade local já não sabe a quem recorrer. Por ali passam dezenas de cargas de frango, suíno, leite, afora os caminhões, ônibus e veículos de passeio. O que falta acontecer para o Daer fechar essas crateras?

Acompanhe
nossas
redes sociais