Setor projeta ano positivo para o turismo da região

os temas para 2024

Setor projeta ano positivo para o turismo da região

Associações como a Amturvales destacam as dificuldades de 2023 e apostam no potencial do Vale para se reerguer, também, a partir das belezas dos municípios e empreendimentos que se consolidam

Por

Setor projeta ano positivo para o turismo da região
FOTOS: DIVULGAÇÃO
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Para o turismo, 2023 foi desafiador. As mudanças climáticas impactaram o setor, que passou por adaptações. E, até mesmo os grandes atrativos do Vale do Taquari, como o Cristo Protetor e o Trem dos Vales, passaram por adequações. De acordo com o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Charles Rossner, foi um ano para a região entender que o turismo já representa boa parcela da economia do Vale.

Por isso, 2024 promete ser marcado por lançamentos e pelo retorno de eventos. A inauguração do Cristo Protetor de Encantado é uma das mais esperadas. Também há a possibilidade do início das obras do Rosário da Proteção, em Muçum.

“Ainda teremos novidades para o Trem dos Vales. Acredito que 2024 será um dos melhores anos do turismo para a região, principalmente com os novos empreendimentos que estão surgindo”. Rossner ressalta que os municípios estão se preparando, assim como os empreendedores, com investimentos, abertura de novos hotéis, pousadas e restaurantes, com destaque para o Complexo Boulevard.

Ele ainda afirma que no próximo ano o Ministério do Turismo terá um orçamento recorde para o setor, e os municípios terão que trabalhar de forma regionalizada. “Isso, dentro da Amturvales, faz com que a gente pense ainda mais o Vale do Taquari como um destino turístico e não olhando as cidades de forma isolada”.

Rossner vê o turismo hoje com uma das maiores forças para a reconstrução das cidades, com uma das atividades econômicas que pode injetar dinheiro nos municípios de forma mais rápida, além de uma alternativa para criar projetos em áreas que não podem mais ser habitadas.

BOULEVARD ENCANTADO

O que foi feito: As obras iniciaram no dia 26 de setembro de 2022. Atualmente, o complexo já conta com 80% das obras concluídas de uma estrutura preparada para oferecer multiexperiências por meio de diferentes atrativos, como: Multiverso Experience; Solarium gastronômico; áreas de lazer; mirantes; rooftop para eventos com vista panorâmica; centro gastronômico ao ar livre; estacionamento; bicicletário; playground infantil com tirolesa e trilha ecológica.

O que será feito: O Boulevard inaugura a estrutura em março de 2024 com um portfólio inovador. Falta concluir 20% da obra. As marcas que já confirmaram parceria são: Laghetto Hotéis, Multiverso Experience, Indigo, Imobi, Florybal, Casa do Marquês, Divinut, Dália, V13 Adventure Clothes, Hot Dog do Charles e Thérapi.

ROTAS TURÍSTICAS

O que foi feito: Lajeado inaugurou uma rota turística que une gastronomia, história e natureza, pelos pontos turísticos da cidade. A Rota da Erva Mate foi relançada esse ano. Santa Clara do Sul aprimorou sua nova rota: Caminhos de Santa Clara. Encantado lançou um mapa e um portal interativo para orientação dos turistas. Teutônia também relançou a Rota Germânica, que foi a primeira rota turística do Vale do Taquari.

O que será feito: Será feita mais uma ação de comercialização da Rota da Erva Mate em 2024. Projeto de lei em tramitação na Assembleia trata da criação da Rota do Vale Sagrado, que engloba 12 municípios da região. A Amturvales trabalha junto ao proponente para reconhecer a rota oficialmente ainda em 2024.

CRISTO PROTETOR

Estátua do Cristo Protetor, de Encantado (Foto: Divulgação)

O que foi feito: O maior monumento ao Cristo do mundo já recebeu 240 mil visitantes de 57 países. A estátua foi finalizada em abril de 2022. As obras no complexo são lideradas por uma empresa de engenharia sediada em Porto Alegre. O valor investido na estrutura no entorno é de R$ 15 milhões.

O que será feito: A estimativa é que as obras do complexo estejam concluídas ainda no primeiro semestre de 2024. A expectativa é que seja inaugurado em março do próximo ano. O novo santuário contará com uma capela de vidro, 77 sanitários, praça de alimentação e salas comerciais.

EVENTOS REGIONAIS

O que foi feito: A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) confirmou a segunda edição conjunta da Expovale e Construmóbil para 2024. As feiras ocorrerão de 7 a 17 de novembro no Parque do Imigrante, com possibilidade de intervalo nesse período. Também está confirmada a Suinofest, Canto da Lagoa, Turismate, Paverama Fest e Expofaz.

O que será feito: Os preparativos para a 8ª Estrela Multifeira, que foi transferida para 2025, em decorrência das cheias, devem iniciar no próximo ano. Além disso, em 2024, a Amturvales vai reeditar a Turisvales, uma feira com foco no turismo.

TURISMO RELIGIOSO

O que foi feito: O maior monumento à Bíblia do mundo está sendo construído em Estrela. No local, que fica na rua Coronel Brito, é possível ver os muros e algumas estruturas que já foram levantadas. Em Muçum, as obras do Rosário da Proteção ainda não começaram. O investimento é estimado em R$ 30 milhões. A estrutura deve ter 800 metros de comprimento com 59 capelasuma visitação mensal de 25 mil pessoas.

 

O que será feito: Os dois atrativos ficam em áreas que foram atingidas pela enchente. Em Estrela, as obras foram paralisadas e devem ser retomadas em janeiro, mas não há data de inauguração. Os investidores acreditam que a obra está atrasada em cerca de 10 meses. Em Muçum, não há prazos para início dos trabalhos de construção, mas podem começar em 2024.

TREM DOS VALES

O que foi feito: Trem dos Vales recebeu 32,3 mil passageiros em 2023 e está confirmado para 2024, com novidades e possível agenda com duas temporadas no ano.

O que será feito: A ideia da Amturvales é trabalhar para trazer o trem definitivo para a região em 2024. Isso passa por negociação com a Rumo, ABPF e prefeituras.

PARQUES

O que foi feito: Uma trilha ecológica entre a Escadaria e o Parque da Lagoa, em Estrela, começa a ganhar forma. São 480 metros de extensão em um caminho suspenso, com a presença de um mirante e duas “praças”. Em Lajeado, o plano é conectar áreas de lazer: um parque linear que se estende desde a orla do Rio Taquari até o São Cristóvão. Está em andamento as quadras de basquete na Av. Décio Martins Costa e a pista de skate que fica junto à Bento Rosa.

O que será feito: Em Lajeado, a Secretaria do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade tem planejado a pista de patinação ao ar livre, local para roda de capoeira, espaços de contemplação com bancos, bicicletários, espaços ao ar livre e reformulação da parte central da avenida com pista de caminhada.

Acompanhe
nossas
redes sociais