Livro reúne contos históricos de Lajeado escritos por 14 autores

LITERATURA

Livro reúne contos históricos de Lajeado escritos por 14 autores

Coletânea será lançada nesta quinta-feira, 21, na Casa de Cultura. Obra documenta o passado da cidade misturado com a ficção

Por

Livro reúne contos históricos de Lajeado escritos por 14 autores
Obra mistura realidade e ficção em acontecimentos que marcaram a cidade
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em uma mistura entre realidade e ficção, escritores de Lajeado resgatam histórias da cidade por meio de uma coletânea de contos. O livro “Das histórias que sabíamos e um pouco mais – contos insólitos” será lançado nesta quinta-feira, 21, às 19h, na Casa de Cultura. Os textos são de 14 autores que exploram os acontecimentos do município, por meio da criatividade, baseada em fatos reais.

“Acredito que essa mistura diversificada de autores, uns estreantes, outros com mais estrada, e estilos diferentes de escrita traz um resultado calibrado em termos de qualidade literária. Apesar de ter sido um trabalho desafiador de edição, foi gratificante na mesma medida”, analisa Meire Brod, proprietária da editora Libélula, responsável pelo projeto editorial. O momento do lançamento é seguido de sessão de autógrafos com os autores presentes.

A obra também integra pessoas que apreciam leitura e se aventuraram em escrever, como o empresário Rogério Wink e a psicóloga Suzana Schwertner. “Foi uma experiência incrível, em que relatei as origens interioranas, a relação com avós e uma parte ficcional. Um aprendizado para mim que estou iniciando na arte da literatura”, destaca Wink.

A autora mais jovem é Raica Weiss, de 20 anos, colunista do Grupo A Hora e estudante de jornalismo. Este será seu primeiro trabalho literário publicado. De acordo com Raica, a ideia do projeto era que cada autor escolhesse um fato histórico da cidade e transformasse em um conto. O dela se chama “A última dança”, e narra o último baile de um antigo casarão que ficava na Praça da Matriz, e ocorreu no dia 7 de setembro de 1922, em comemoração aos 100 anos da Independência do Brasil.

“Como eu faço pesquisa histórica, fiquei sabendo desse casarão. O meu conto faz um paralelo entre 1922 e 2023, o que a gente vive hoje”.

Para Raica, esta foi uma experiência desafiadora. Ela destaca a importância do projeto para eternizar as histórias da cidade. “Se a gente não documenta, isso se perde, porque está muito na oralidade, então o livro vem muito para documentar essas histórias que a gente às vezes não se dá conta e que podem se perder com o passar do tempo”.

Schierholt recebe homenagem

O livro surgiu a partir da escrita de um dos contos, de autoria do médico e escritor Marcos Frank, sobre a instalação dos primeiros postes de luz de Lajeado. O autor misturou fatos históricos com outros criados a partir da ficção, o que resultou numa história insólita.

Para escrever, Frank pesquisou em livros publicados do professor e historiador José Alfredo Schierholt. Dessa forma, surge a ideia de homenagear o historiador que, ainda hoje, coleciona e organiza dados históricos da cidade e região. Schierholt estará presente no lançamento para receber o reconhecimento dos escritores.

Os autores

  • Andreia Rabaiolli
  • Augusto Darde
  • Gabriela Leal
  • João Roque Scherer
  • Laura Peixoto
  • Luís Augusto Fischer
  • Marcos Frank
  • Margarita Rosa Gaviria Mejia
  • Meire Brod
  • Raica Franz Weiss
  • Rogério Wink
  • Rosane Cardoso
  • Suzana Feldens Schwertner
  • Tas Campos Corrêa

Acompanhe
nossas
redes sociais