Amvat se aproxima de agência japonesa para projeto contra cheias

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

Amvat se aproxima de agência japonesa para projeto contra cheias

Encontro entre Elmar Schneider e representante sênior da Jica ocorre em Brasília nesta quinta. Construção de barragens, financiamento e plano regional integrado foram debatidos

Por

Atualizado quinta-feira,
21 de Dezembro de 2023 às 10:42

Amvat se aproxima de agência japonesa para projeto contra cheias
Foto: Divulgação

A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) se aproxima da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) para desenvolver um plano contra cheias. Encontro na manhã desta quinta-feira, 21, na sede da organização, em Brasília, discute a necessidade de construção de barragens, financiamento e projeto regional integrado entre município da bacia Taquari-Antas.

O prefeito de Estrela e presidente da Amvat, Elmar Schneider, lidera iniciativa em reunião com o representante sênior da Jica, Aoki Issei. Em entrevista à Rádio A Hora, o japonês explica que a atuação da agência começou no país após enchentes em Santa Catarina, em 2008, e deslizamentos de terra, ocasionados pelas fortes chuvas nos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, em 2011.

Trabalham com objetivo de construir cidades mais preparadas para enfrentar as consequências negativas desses desastres. Schneider detalha perspectiva de a agência ampliar atuação ao Vale do Taquari. “Vamos retornar para se reunir com o comitê da bacia para entregar um anteprojeto das nossas necessidades à Jica. Este projeto precisa ser regional.”

Na tarde desta quinta, 21, o gestor da Amvat terá reunião com o secretário Nacional da Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, para tratar do assunto. Também destaca ida a Blumenau na segunda-feira, 18, para buscar exemplo de prevenção. “Isso porque o Vale do Taquari não vai esperar sentado uma nova tragédia. Vamos trabalhar para salvar vidas.”

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais