Vereadores e empresários defendem contrato mais curto ao rotativo em Lajeado

ESTACIONAMENTO

Vereadores e empresários defendem contrato mais curto ao rotativo em Lajeado

Vínculo com a Stacione encerra em março, após 10 anos. Reunião abriu debates sobre futuro do serviço no município

Por

Atualizado quarta-feira,
13 de Dezembro de 2023 às 15:22

Vereadores e empresários defendem contrato mais curto ao rotativo em Lajeado
Reunião ocorreu nesta quarta-feira, 13 (Foto: Henrique Pedersini)
Lajeado

Com mais três meses de vínculo com a Stacione na administração do estacionamento rotativo em Lajeado, vereadores e líderes empresariais entendem que o próximo contrato precisa ser firmado por um período menor que o atual, de 10 anos. O tema foi debatido em reunião nessa terça-feira, 13, no Legislativo, em encontro organizado pela comissão de Obras e Serviços Públicos do Legislativo.

A avaliação dos gestores é que o período extenso limita a possibilidade de adequações ao serviço e que em 10 anos ocorrem muitas mudanças na estrutura da cidade e ferramentas tecnológicas. Conforme a presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Graciela Black, é fundamental reduzir a duração do convênio para a prestação do serviço no acordo do próximo ano. “O aplicativo é arcaico, não se consegue incluir um veículo pelo celular. Tem que sair procurando um atendente. Em outras cidades que uso o serviço, me parece bem mais fácil”, critica.

O modelo atual é alvo de críticas pelos usuários, que apontam ausência de agentes nas ruas para cobrança, valores elevados de multa e falta de critérios em que há ruas em que o serviço está regulamentado e motoristas estacionam livremente sem nenhum tipo de fiscalização. Além dos usuários, os comerciantes demandam adaptações ao sistema atual, para dar mais rotatividade às vagas, especialmente nas avenidas Senador Alberto Pasqualini, Benjamin Constant e na rua Júlio de Castilhos.

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Aquiles Mallmann (Cascão), a necessidade de melhorias não exclui a Stacione de seguir na gestão do serviço em Lajeado. “É uma abrangência grande de ruas e são poucos fiscais, também tem a situação do cartão de crédito que não funciona, resta o aplicativo apenas e nem todos tem acesso a internet. Mas são correções a serem feitas, não quer dizer que a empresa não possa continuar”, analisa.


Vereadores querem ampliar debate

O presidente da comissão de Obras e Serviços Públicos, Deoli Gräff (PP), projeta que líderes de outras associações devem ser convidados para uma nova reunião na próxima semana. Segundo o vereador, a ideia é oportunizar todas as classes a apresentar suas reivindicações. “Vamos fazer um documento que será encaminhado ao Executivo para servir de base à nova licitação”, explica.

Alex Schmitt (PP) considera o atual modelo ultrapassado e cobra modificações em todo o sistema utilizado pela Stacione, desde a utilização de tecnologia até reformulação dos valores. “Está claro que este modelo de 2013 foi pensado de forma arrecadatória e não contempla o usuário como prioridade”, comenta.

A comissão vai solicitar um relatório dos últimos 30 dias com valores, locais mais utilizados e número de cobradores do estacionamento rotativo.

Apontamentos do rotativo de Lajeado

– Falta de cobradores nas ruas
– Aplicativo desatualizado
– Ausência de critério para cálculo da tarifa
– Locais de faixa azul que não há cobrança
– Contrato muito longo com a Stacione (10 anos)
– Aumento de tempo para estacionar nos arredores do HBB
– Parceria com comércio para pontos de cobrança

Ouça a reportagem na íntegra

 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais