Moradores pedem mais segurança na rua Carlos Spohr Filho, em Lajeado

Um novo olhar sobre os bairros

Moradores pedem mais segurança na rua Carlos Spohr Filho, em Lajeado

Manifestação no bairro São Bento ocorre neste sábado a partir das 9h. Acidente com morte amplia preocupação com o trecho

Por

Atualizado terça-feira,
02 de Dezembro de 2023 às 18:14

Moradores pedem mais segurança na rua Carlos Spohr Filho, em Lajeado
Acidente com morte ocorreu na esquina com a rua Érico Weber (Foto: Bianca Mallmann)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Moradores do bairro São Bento, em Lajeado, organizam para a manhã deste sábado, 2, uma manifestação. O pedido é por mais segurança na rua Carlos Spohr Filho. O protesto ocorre a partir das 9h. A concentração será na esquina com a rua Érico Weber, local onde no início desta semana ocorreu um acidente de trânsito com morte.

O vereador Eder Spohr, que também mora no bairro, conta que todas as semanas acontecem acidentes no trecho. E por isso a comunidade busca chamar a atenção do poder executivo com o pedido de melhorias no local.

“É uma rua onde os carros andam em alta velocidade. E são muitas conversões em cima da pista, muita gente cruzando a pista para acessar os loteamentos dos dois lados. A prefeitura não tem feito a parte dela para garantir mais segurança aos motoristas e pedestres”, diz Spohr.

A via foi municipalizada em março de 2022. Até então, o trecho de 5,3 quilômetros da chamada ERS-413 era estadual, de responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Com a confirmação de que o município passaria a ser responsável pela rua, a perspectiva era de maiores investimentos.

Entre as situações solicitadas pelos moradores, está a melhoria do acostamento, construção de calçadas, melhor sinalização e implementação de rótulas, como no acesso à UPA e Jardim Botânico. Porém, até o momento, não ocorreram obras de maior na rua Carlos Spohr Filho.

Estudo em fase de finalização

Referente ao trecho do acidente, a prefeitura informa que finaliza um estudo para implantar canteiros centralizados na pista para permitir conversões e retornos mais seguros naquela área.

Os canteiros serviriam para permitir a conversão à esquerda para quem trafega no sentido centro-bairro e reduziriam a velocidade para quem transita no sentido bairro-centro. Assim, com estas mudanças, a ideia é tornar o cruzamento mais seguro.

Acompanhe
nossas
redes sociais