Ministro Pimenta diz que desoneração da folha não impediu crise

SETOR EMPRESARIAL

Ministro Pimenta diz que desoneração da folha não impediu crise

Integrante do Governo Lula apontou que houve falências mesmo com a medida que reduz imposto sobre pagamento de salários de 17 setores da economia

Por

Ministro Pimenta diz que desoneração da folha não impediu crise
Foto: Henrique Pedersini
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Ministro de Comunicação do Governo Federal, Paulo Pimenta, defendeu a decisão do presidente Lula em vetar a desoneração da folha, o que inside na retomada da carga de impostos em 20% sobre o valor do salário dos trabalhadores.

Em entrevista ao Grupo A Hora, Pimenta argumentou que a redução da alíquota não impediu que empresas enfrentassem dificuldades financeiras e até decretassem falência. “Busquem no Vale do Taquari quantos foram os empregos criados ou mantidos. Tem empresa que foi beneficiada e faliu. O emprego foi embora junto com o incentivo tributário”, justificou.

O Ministro afirmou que o Governo estuda uma proposta alternativa e que todas as ações precisam considerar a geração de emprego, o que segundo ele, é uma das principais preocupações do presidente. Ainda conforme o gaúcho, que é um dos nomes fortes do Governo Federal, a diminuição não oferece nenhuma contrapartida para classe trabalhadora, apenas para os empresários.

Lula vetou integralmente o projeto que sugeria estender até 2027 a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e reduzir a contribuição para a Previdência Social paga por pequenos municípios. O texto previa manter a contribuição para a Previdência de setores intensivos em mão de obra entre 1% e 4,5% sobre a receita bruta. A política beneficia em especial o setor de serviços.

O veto será analisado e pode ser derrubado pelo Congresso Nacional. Em diferentes regiões do Brasil, empresários acenaram com a possibilidade de demissões pela elevação dos custos.

Acompanhe
nossas
redes sociais