Jardim Botânico de Lajeado busca acreditação internacional

MEIO AMBIENTE

Jardim Botânico de Lajeado busca acreditação internacional

Filiação permite acesso à plataformas e qualificação e recursos para projetos ambientais

Por

Jardim Botânico de Lajeado busca acreditação internacional
Foto: Aldo Cesar Lopes / Arquivo / A Hora
Lajeado

A Secretaria de Meio Ambiente de Lajeado (Sema) quer associar o Jardim Botânico de Lajeado à Botanic Gardens Conservatios International (BGCI), associação internacional que reúne espaços espalhados por todo o mundo com modelo parecido ao da reserva ambiental que fica às margens da Rua Carlos Spohr Filho.

Um projeto de lei foi enviado para Câmara de Vereadores, com o pedido de liberação para vinculação com a instituição internacional sem fins lucrativos. Nos próximos dias, representantes da secretaria estão no Legislativo para apresentar a proposta durante reuniões das comissões permanentes.

Conforme a bióloga da Sema, Edith Ester Zago de Mello, integrar a entidade permitirá participação em editais com acesso a recursos financeiros e qualificação em gestão de educação ambiental. “Há ainda a possibilidade de obter a acreditação internacional para o Jardim Botânico de Lajeado, que coloca nossa estrutura no cenário mundial, pois cadastramos as informações e servimos de referência para pesquisa ou destino turístico”, explica. Segundo Edith, trata-se da única plataforma com alcance em todo mundo e que serve de referência para pesquisadores, que permite troca de conhecimento.

O Jardim Botânico de Lajeado foi instituído por meio de decreto em setembro de 1995. São 26 hectares de área verde preservada, que pode ser visitada pelo público. O local preserva inclusive variedade de plantas em extinção e diversidade de animais em contato permanente com a natureza.

Acompanhe
nossas
redes sociais