A motivação do NÃO

Opinião

Albano Mayer

Albano Mayer

Administrador de Empresas, Empresário, Consultor e Assessor de Gestão

Entusiasta do tema liderança

A motivação do NÃO

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Caros leitores. Periodicamente, me deparo com algumas dúvidas frente aos líderes em treinamento: o que é motivação? Como motivar? Quem motiva quem? Qual o papel do líder na motivação? Gosto de simplificar o conceito da seguinte maneira: motivação = motivo que leva à ação.

Buscando uma referência, os autores Lieury & Fenouillet definem: “a motivação é o conjunto de mecanismos biológicos e psicológicos que possibilitam o desencadear da ação, da orientação (para uma meta ou, ao contrário, para se afastar dela) e, enfim, da intensidade e da persistência: quanto mais motivada a pessoa está, mais persistente e maior é a atividade.”

Partindo desses pontos, inicio algumas considerações. A motivação é uma característica individual do ser humano. Cada pessoa possui gatilhos motivacionais específicos e diferentes. Alguns podem se motivar pelas suas ambições, alguns pelas suas frustrações, outros podem ainda requerer um estímulo externo para acelerar o processo motivacional.

Erroneamente, na maioria das vezes, usamos para motivar estímulos positivos, elogios, prêmios ou reconhecimentos. Essas são importantes ferramentas que podem acelerar o processo, mas não são as únicas responsáveis por desencadear a mudança comportamental.

Algumas vezes, encontramos pessoas que transformam as suas vidas com base em experiências ou estímulos negativos. A motivação pode ser encontrada em situações de grande tensão, momento em que paramos e repensamos o nosso propósito, nossos caminhos e mudamos as nossas atitudes. Exemplos disso? O motorista que sofre um acidente e passa a andar dentro dos limites de velocidade. O doente grave que repensa sua alimentação, muda para uma vida mais saudável e passa a priorizar o convívio familiar. A pessoa que ouviu um não.

Aqui eu afirmo: para algumas questões de liderança, dizermos NÃO é altamente motivacional. O NÃO é uma forma de posicionar o limite tolerável para aquela atividade. É uma forma de influenciar a condução de uma equipe. O NÃO pode estabelecer um novo limite aceitável ou que deverá ser explorado. É o NÃO que reposiciona aquela meta pouco audaciosa, que limita os desvios da cultura organizacional e que restringe comportamentos inadequados, assédios ou intolerâncias.

A liderança consiste em ter sobre a motivação um novo olhar e saber dizer: NÃO!

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