Prêmio Gestor Público 2003

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Prêmio Gestor Público 2003

Por

Dois municípios do Vale do Taquari recebiam o reconhecimento há 20 anos: Lajeado e Imigrante. Mais de 340 trabalhos foram inscritos e 100 receberam premiação. Lajeado ganhou mérito pelo Projeto Vida.
O programa social era desenvolvido desde o início dos anos 1990 pela Secretaria de Educação e Deporto e atendia, na época, 600 crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos.

A iniciativa oferecia alimentação, oficinas de informática, culinária, higiene, hora do conto, pintura, teatro e música. Eram cinco núcleos do projeto, espalhadas pelos bairros Santo Antônio, Centro, Planalto, Moinhos e Campestre.

O prefeito de Imigrante, Elimar Rex, e o vice-prefeito de Lajeado, Luiz Humberto Kolling, estiveram na entrega do prêmio. (Foto: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo)

Já Imigrante foi premiada pelo programa Em Busca de Qualidade e Humanização da Saúde, que beneficiava mais de 3 mil pessoas com assistência médica integral e atendimento domiciliar.

O desafio dos hidrantes

Há 20 anos, o Corpo de Bombeiros alertava para as dificuldades de acessar os hidrantes de Lajeado na hora de um eventual incêndio. Os principais problemas eram as tampas cobertas com lajes ou escondidas pela sujeira e os equipamentos com pressão de água insuficiente ou de difícil localização. Esses fatores atrasavam as respostas dos bombeiros ao combate das chamas.

Naquela época, existiam 169 hidrantes em Lajeado, mas apenas 9 eram instalados sobre a calçada, pintados em vermelho. Os outros 160 eram subterrâneos, cobertos com tampa de ferro, a uma distância de 300 metros cada. Naquele tempo, Lajeado sequer tinha guarnição própria e os bombeiros de Estrela atendiam 38 municípios da região.

Em maio deste ano, após um incêndio de grandes proporções, foram catalogados 37 hidrantes em Lajeado, que ficavam, principalmente, nas áreas centrais.

Rei do Bolão de 2003

Hilgemann ao centro com os demais vencedores. (Foto: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo)

O jogador Roberto Hilgemann, do grupo Unidos de Lajeado, conquistava o título de Rei do Bolão de 2003. Esta era a segunda vez em seis anos que ele recebia o reconhecimento.

Nas disputas da Pa-Rural, o segundo lugar ficou com Valmor Hergessel, também do grupo Unidos, o terceiro com Sérgio Reiter, do Clube Tiro e Caça, em quarto, Pedro Sehn, do Grêmio União de Venâncio Aires, e, em quinto, Irineo Zarth, do CTC.

Há 50 anos…

Centro Esportivo para Lajeado

O novo Centro Esportivo de Lajeado tinha seu projeto de construção pronto. A fachada tinha sido desenhada por Christiano Enger Neto e Jorge Faccioni. A ideia era construir o ginásio em frente ao Estádio do Florestal. A estrutura teria piscinas, quadras de esporte, banheiros, refeitório e salas de aula. O ginásio foi erguido de fato, mas no bairro São Cristóvão.

Hoje é

  • Dia Mundial do Diabetes
  • Dia do Bandeirante
  • Dia Nacional da Alfabetização

Santo do dia: São José Pignatelli

Acompanhe
nossas
redes sociais