Syntalgae entre as principais startups do Brasil

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Syntalgae entre as principais startups do Brasil

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Startup de biotecnologia residente no Tecnovates, a Syntalgae está entre brasileiras destacadas no Ranking 100 Open Startups 2023 – que reconhece empresas mais atraentes para o mercado corporativo. Com o décimo lugar entre as startups de biotecnologia, a Syntalgae alcança mais um destaque, no mesmo ano em que representou o Brasil no South Summit Madri, na Espanha.

Sócia da startup, Giseli Buffon afirma que a classificação no ranking representa a validação das escolhas da empresa. “Mostra que a nossa startup desenvolve uma tecnologia inovadora que está atraindo a atenção das grandes empresas.”

Segundo ela, a estratégia de ser uma startup de inovação aberta oferece uma série de vantagens significativas. Ao colaborar com grandes empresas, a empresa tem acesso a recursos, conhecimento e experiência que normalmente seriam inacessíveis. “Isso é especialmente importante na área da biotecnologia, que exige investimentos significativos em pesquisa e desenvolvimento.”

Além disso, ressalta que este tipo de inovação permite que a startup estabeleça parcerias estratégicas capazes de acelerar o desenvolvimento de suas tecnologias e produtos. Além da Syntalgae, o Tecnovates também figurou no ranking com a PMEtric, décima colocada na categoria Internet das Coisas (OIT).

Ceiteq forma turma de boas práticas em alimentos

O Centro Empresarial de Inovação, Tecnologia e Qualificação (Ceiteq), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Inovação e Sustentabilidade de Estrela, promoveu a entrega de certificados da turma do curso de Boas Práticas para Comércio de Alimentos. Vinte alunos concluíram a qualificação, que integra esforço da Ceiteq em oferecer cursos capazes de suprir o deficit de mão de obra da região.

A instituição oferece qualificações nas mais diversas áreas, todos gratuitos e sem necessidade de comprovação de renda. No mês de novembro estão previstos cursos de Escova e Penteado, Sobrancelha, Associativismo e Chatbots. Inscrições e mais informações, pelo WhatsApp 51 98032-7267 ou no telefone 3981-1105.

Mercado espera nova queda nos juros

Em reunião iniciada ontem, o Comitê de Políticas Monetárias (Compom) do Banco Central define a taxa básica de juros (Selic) que vigorará pelos próximos 45 dias. A expectativa dos agentes do mercado financeiro é de que o órgão aprove nova queda de 0,5% na Selic. Com isso, a taxa básica de juros deve passar de 12,75% para 12,25%. Os motivos para a expectativa ocorrem devido aos índices de inflação controlados. A divulgação do IPCA-15 prévia do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), em 0,21%, convergiu com o esperado pelo mercado. Para o acumulado do ano, a projeção do IPCA passou de 4,8% para 4,7%. Caso se confirme, o número representa o cumprimento da meta de inflação para o ano, algo impensável no início de 2023. O centro da meta de inflação deste ano é de 3,25%, mas o objetivo será formalmente cumprido se o índice oscilar entre 1,75% e 4,75%.

RÁPIDAS

  • Quiero Café na Acil – A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) definiu a data e os temas das duas próximas reuniões-almoço da entidade. No dia 23 de novembro, tem como tema “Quiero Café: Cultura Forte e Liderança”, com participação dos sócios da rede de cafeterias criada em Teutônia e que em menos de dez anos superou 60 unidades em cinco estados brasileiros. No dia 12 de dezembro está prevista reunião-almoço sobre o cenário econômico para 2024. Nos próximos dias a entidade divulgará mais informações sobre os encontros.

     

  • Poupança para bebês – O Banrisul e a Rio Grande Seguros e Previdência presentearão bebês que nasceram durante o mês de outubro com uma previdência de aporte único, no valor de R$ 95. A ação faz parte das comemorações pelo aniversário de 95 anos do banco estatal gaúcho. Para terem direito ao benefício, os bebês deverão ser filhos de clientes do Banrisul com conta ativa. O resgate do valor poderá ser feito somente após cinco anos, em 2028, quando a instituição completará cem anos de história.

Frase do dia

Fabio Bentes, Economista Sênior da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em entrevista para a Rádio Gaúcha

“O ritmo de crescimento tem se destacado especialmente do setor de serviços, o que se traduz em um mercado de trabalho mais aquecido. Foi o penúltimo setor a se recuperar da crise da pandemia. A indústria ainda não se recuperou, mas o comércio está 3% acima do pré-pandemia e os serviços, 12%.”

Acompanhe
nossas
redes sociais