Cacis Estrela mostra que aliança entre entidades potencializa economia

Vale Empreendedor

Cacis Estrela mostra que aliança entre entidades potencializa economia

Fundada em 2012, em Estrela, entidade uniu a experiência de duas instituições para dar suporte às indústrias e empresas da cidade

Por

Atualizado segunda-feira,
30 de Outubro de 2023 às 09:02

Cacis Estrela mostra que aliança entre entidades potencializa economia
Gerson Strehl lidera a entidade desde 2022. (foto: Andreia Rabaiolli)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Municípios que contam com o respaldo de entidades robustas resolvem desafios econômicos de forma mais ágil e têm maior capacidade de capacitar empreendedores. Essa abordagem centrada na comunidade desempenhou um papel fundamental na criação da Câmara do Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio de Estrela (Cacis).

A entidade foi estabelecida em 2012, resultando da fusão entre a Associação Comercial e Industrial de Estrela e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). “A união foi aprovada em assembleia pelos associados”, relata o presidente Gerson Strehl.

A Cacis fortaleceu o evento Estrela Multifeira, realizado em 2013, com o apoio das empresas dos setores mais influentes na economia do município. O acontecimento inspirou a entidade a desenvolver cursos e treinamentos direcionados às empresas e indústrias. “Com o tempo, nos empoderarmos e tivemos voz dentro do poder público”, conta Strehl. 

Em 2014, a Cacis aumentou a participação de representantes femininas e aprimorou a qualificação profissional. Os presidentes da entidade direcionaram suas gestões para o conhecimento, estimulando palestras e reuniões-almoços, que aumentaram a troca de experiências entre os empreendedores. 

Em 2022, Strehl assumiu a Cacis com o objetivo de levar o agronegócio mais perto da entidade. Ele administra lojas no segmento de pneus há 25 anos. Sua empresa familiar aprimorou a percepção das necessidades dos empreendedores. “A Cacis é formada por empresas familiares, que precisam de suporte, contabilidade ou cursos. Estamos aqui para ajudar”, enfatiza. 

Hoje, os almoços com a participação de palestrantes reúnem empreendedores interessados em tendências de gestão. “Oferecemos aos empresários uma leitura do que está acontecendo na atualidade”, conta o presidente.

A Câmara implantou campanhas durante meses estratégicos para movimentar a economia de Estrela. Em 2023, o Natal Premiado estimulará vendas de fim de ano. Em 2024, a iniciativa Arrasa permitirá a liquidação dos estoques das lojas em fevereiro e também existem projetos dedicados ao  Dia das Mães, Pais e Namorados. 

“É importante fazer o giro de mercadorias no comércio”, salienta Strehl, reconhecendo que a Cacis desempenha um papel  relevante no apoio ao empreendedorismo.

Assista ao vídeo exclusivo.

Acompanhe
nossas
redes sociais