Os próximos passos para o desenvolvimento do Vale do Taquari

Opinião

Lucas Scapini

Lucas Scapini

CEO do Grupo Scapini e diretor da Fetransul

Os próximos passos para o desenvolvimento do Vale do Taquari

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Nos últimos textos, demonstrei que o Vale do Taquari é um dos pilares do Rio Grande do Sul. Também falei da passagem do ciclone extratropical que deixou um rastro de destruição por onde passou e da importância da logística solidária para socorrer as famílias atingidas pelas chuvas intensas e as enchentes provocadas pelo fenômeno natural.

Ao todo, dos 40 municípios de nossa área, 13, incluindo a minha Lajeado, sofreram sérios danos. O prejuízo financeiro foi enorme e a dor de perder alguém próximo jamais será reparada. Mas, agora passada a tragédia, está na hora de olharmos para o futuro, reerguer a nossa região e voltarmos mais fortalecidos do que nunca.

Posso afirmar, sem dúvida alguma, que o Vale sempre foi um dos motores que move o Rio Grande do Sul. Graças aos empreendimentos familiares e às cooperativas, temos uma economia diversificada – impulsionada pelos setores da Agricultura, Infraestrutura e Transporte, Crédito e Saúde – que geram empregos e promovem inovação ao estado.

Mais do que criar oportunidades de empregos, as empresas, especialmente nesse momento delicado em que estamos passando, estão cada vez mais comprometidas com questões sociais, destinando parte significativa de seus recursos para a nossa comunidade.

Dessa maneira, com uma parcela da receita sendo reinvestida aqui, o que estamos vendo é a formação de um modelo de instituição de cooperados, ou seja, tanto as cooperativas quanto Vale se beneficiam um do outro e acabam crescendo juntos.

Não por acaso, nos tornamos um grande polo industrial. Na verdade, somos muito mais do que isso. Somos também um centro de educação que forma profissionais extremamente qualificados que fazem a nossa economia se desenvolver.

Mas, isso não significa dizer que não precisamos melhorar. Longe disso, na minha visão, para nos reerguemos e voltarmos a ser uma região de desenvolvimento sólido, devemos adotar algumas estratégias.

Uma delas é, com certeza, atrair mais benefícios, seja tanto de municípios quanto do governo estadual, para incentivar que mais empresas se instalem na nossa área. Isso não apenas diversificará, como também fortalecerá a economia local, criando mais oportunidades de empregos.

Logo, é fundamental estimular mais o empreendedorismo, apoiando principalmente a criação de novos projetos de negócios e investindo cada vez mais em novas tecnologias e inovações.

Outro passo que precisamos dar é em relação à educação. Qualificar ainda mais o nosso ensino técnico e superior irá fazer com que tenhamos uma base robusta de talentos para o mercado.

Embora empresas de níveis nacionais e internacionais já estejam no Vale, com essas medidas acredito que podemos tornar a nossa região ainda mais competitiva economicamente.

Claro, todo esse investimento deve vir acompanhado de práticas de sustentabilidade ambiental. Não adianta nada tentarmos nos desenvolver sem pensar no futuro e gastar de maneira descontrolada os recursos naturais e deixando pouco para as gerações que virão.

Portanto, vejo que o desenvolvimento do Vale do Taquari depende da combinação de inovação, educação, sustentabilidade e apoio ao empreendedorismo.

Acompanhe
nossas
redes sociais