Estratégia e planejamento pautam curso para líderes

Produzido por AI Dália

Estratégia e planejamento pautam curso para líderes

Segundo módulo do Curso Formação para Lideranças, da Dália Alimentos, contou com dinâmicas práticas e posicionamento da marca

Apresentado por

Estratégia e planejamento foram os assuntos do segundo módulo do Curso Formação para Lideranças da Dália Alimentos, que ocorreu no Sicredi Região dos Vales, na última semana. Realizado pela Longevisar, a iniciativa tem o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e conta com quatro módulos voltados para a gestão cooperativa.  

 

O curso é ministrado por Ademar Schardong, formado em Administração e Direito, com Mestrado em Direito Societário, e que possui ampla atuação no cooperativismo de crédito no RS. No segundo módulo, o consultor provocou o grupo de 33 líderes da Dália a refletirem sobre a aplicação de um planejamento eficaz e com novas estratégias. “Planejamento estratégico é o instrumento que vai direcionar as ações da organização na busca do seu objetivo e do objeto de sua constituição”, conceituou.  

 

Gestão e estratégias

O gestor revisou conceitos e valores do cooperativismo, além de explicar que um planejamento requer aplicar a gestão qualificada de pessoas, estratégias para mitigar os riscos dentro de uma empresa e clareza nas estratégias de vendas. “Em relação às vendas, as estratégias devem evitar os mesmos mecanismos de empresas concorrentes para alcançar novos mercados. Trata-se da busca de diferenciais competitivos como, por exemplo, comunicar a essência da cooperativa e mostrar a originação da matéria-prima, lembrando que todo o processo produtivo cumpre todas as exigências da legislação.”   

 

Missão, visão e valores

Schardong também convidou os líderes para pensarem sobre a missão, visão e valores da Dália Alimentos. “É necessário que esses três pilares da cooperativa estejam bem fixados por todos os envolvidos, desde os associados até os colaboradores, para ter uma comunicação eficaz tanto interna quanto externamente, a ponto de todos enxergarem esses três elementos na prática do dia a dia.”   

 

Comunicação 

O especialista destacou ainda tendências, novos mecanismos de comunicação e a importância de a empresa divulgar para seu público-alvo o seu propósito. “Diante dos conceitos abordados neste módulo, percebemos que estratégias de comunicação e de marketing devem carregar a mensagem central do motivo que faz a empresa produzir alimentos. É nisso que identificamos o posicionamento e os valores da marca”, enfatizou.  

 

Temas relevantes  

Para o presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, o segundo módulo foi importante para discutir ferramentas de gestão e incorporá-las ao dia a dia da liderança da cooperativa. “No primeiro encontro nos centramos nas teorias e nos conceitos do cooperativismo e, neste segundo módulo, o escopo da aula foi a gestão e o planejamento estratégico, temas importantes e de grande valia.”

 

Capacitar para evoluir  

O presidente-executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, enalteceu a qualidade da aula. “Toda vez que temos atividades deste tipo, fico entusiasmado, pois gosto de aprender e de trocar ideias, ainda mais com uma conexão importante entre o quadro social, representado pelos delegados, e a gestão dos negócios, que são os gerentes”, enfatizando que a qualificação de lideranças são necessárias diante das constantes mudanças políticas e culturais. “Cada dia vemos um mundo mais complexo e, por isso, a necessidade de que as lideranças compreendam e estejam preparadas para tomarem decisões coerentes e trazerem qualidade de vida e prosperidade, o que só se faz investindo em sua capacitação.”

 

Legenda:

Líderes da Dália refletiram sobre aplicação de um planejamento eficaz e novas estratégias para o negócio 

crédito: Kástenes R. Casali/divulgação