De Lajeado para a NASA Estudante do GA participa de curso na Agência Espacial Norte Americana

Produzido por Estúdio Alfa

João Pedro Carvalho, do 1º ano do Ensino Médio do Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo, participará de um curso da KSCIA International Space Academy, na Flórida, com foco na construção de foguetes e robótica

Apresentado por

No mês de outubro, o GA estará conectado com a Flórida, nos EUA, e todas as novidades que envolvem a exploração espacial. Isso porque o estudante João Pedro Scherer de Sampaio Carvalho, do 1º ano A, do Ensino Médio, integrará uma formação oferecida pela Agência Espacial Norte Americana (NASA). Entre os dias 8 e 14, ele participa de curso na KSCIA International Space Academy, com atividades relacionadas à robótica e desenvolvimento de foguetes.

Segundo João, ele sempre foi aficionado por foguetes. O insight determinante para se voltar a essa área do conhecimento passa por seu interesse em construir coisas e o apego à física e à química. “Eu leio bastante sobre esses temas e comecei a ter maior interesse na parte mais experimental da produção de foguetes”, lembra.

De acordo com a mãe, Débora Carvalho, João cresceu no meio, já que o pai era piloto e sempre falou de ciências aeronáuticas com o filho. Além disso, desde o 4º ano no GA ele se mostrou muito inteligente e com foco específico para esses temas.

Sabendo do interesse do JP por essa área, ela passou a acompanhar plataformas que falassem sobre pesquisa espacial. Foi onde descobriu a KSCIA, agência autorizada da NASA para estimular o interesse de jovens na chamada “STEM – Science Technology Engineering and Math”. “A condição era inglês fluente e média superior a 8. Garantimos isso e o João foi admitido a participar do programa”, explica Débora.

Acolher para desenvolver

Depois de morar na China por quase oito anos e ser alfabetizado em inglês e mandarim, João retornou com a família para o Brasil aos dez anos de idade. Ele e o irmão, Eduardo, dois anos mais novo, tinham dificuldades para escrever e ler em portuugês. Porém, de acordo com Débora, o acolhimento e profissionalismo pedagógico do GA foi determinante para a educação dos filhos.

“É um colégio que vemos como de vanguarda. Lembro que quando estávamos para voltar, entramos em contato com algumas escolas de Lajeado e o GA foi quem melhor nos acolheu, não criou dificuldades e entendeu nossa situação”, recorda.

O que o estudante do GA vai conferir no curso da NASA

* Projetos com base no high school,

* Palestras com instrutores da KSCIA;

* Visita com integração com acadêmicos americanos;

* Eventos à noite para enriquecimento cultura;

* Tours técnicos em universidades da Flórida;

* Atividades relacionadas ao campo espacial e robótica, conhecimento tecnológico;

* Turismo relacionado aos temas;

* Interação com cientistas, astronautas, astrônomos, pesquisadores, representantes de companhias multinacionais de tecnologia;

* Atividades culturais.