Amor pelo esporte ou pela exposição?

Opinião

Marcos Minoru Otsuka

Marcos Minoru Otsuka

Professor e treinador da Adesva

Amor pelo esporte ou pela exposição?

Por

Hoje estamos observando que mais e mais pessoas estão tentando se aventurar em competições de esportes que nunca praticaram, principalmente no boxe. O caso que mais tem chamado atenção é o “BamBam”, ex-Big Brother desafiando o tetracampeão mundial Acelino Freitas, mais conhecido como “Popó”. O famoso cantor Naldo Benny também desafiou Popó no boxe, e as trocas de farpas rolam soltas nas redes sociais.

Esses desafios têm rendido muitos comentários, likes, vídeos, praticamente uma exposição midiática de 24h. Mas no final das contas, qual o motivo dessa exposição toda? Para quem vive dos esportes de alto rendimento, que estudou anos e anos para conhecer e ensinar atletas, sabe que tudo isso não passa de uma maneira de seguir nos holofotes.

Entendendo um pouco sobre como é o treinamento desses atletas, fica fácil perceber. Normalmente eles têm uma rotina de dois treinos por dia de segunda a sábado, folgando apenas no domingo ou outro dia conforme o planejamento dos treinos de cada esporte. As sessões de treinamento duram de uma hora e meia até cinco horas, que em dois turnos podem passar de oito horas de treinamento diário. Esses treinamento são divididos em preventivos com o auxilio dos fisioterapeutas, treinamento físico com o auxilio dos preparadores físicos e o treinamento técnico desenvolvido e acompanhado pelo treinador principal. Na maioria das vezes os atletas iniciam a sua jornada esportiva muito cedo, algumas modalidades aos 4 anos de idade, já outras iniciam mais tarde por volta dos 10 anos.

O principal motivo de eu apresentar para vocês todos esses exemplos de treinamentos, é para ficar mais claro que toda a caminhada esportiva de um atleta ou ex-atleta tem muita batalha e dedicação de anos e anos de treino e fica muito transparente que todos esses desafios aceitos pelo Popó só terão um resultado, a vitória. Podemos ter um grande aprendizado com esses atletas, o resultado só é possível se tiver muita dedicação e amor ao que faz, com isso o grande triunfo da vida dentro e fora dos esportes será o sucesso.

Acompanhe
nossas
redes sociais