Pacto Lajeado lança atividades para o Dia da Paz em setembro

celebração

Pacto Lajeado lança atividades para o Dia da Paz em setembro

Evento reúne alunos de escolas da região, autoridades municipais e comunidade lajeadense. Momento conta com palestras e reflexões sobre felicidade e o ser humano. Inscrições são gratuitas

Por

Pacto Lajeado lança atividades para o Dia da Paz em setembro
Lajeado

O Dia Internacional da Paz é celebrado em 21 de setembro. Em homenagem à ocasião, o Pacto Lajeado pela Paz organiza, também nesta data, o Dia da Paz, um momento de celebração dos atos do projeto e compartilhamento de novas ideias e filosofias a partir de palestras no Auditório do Ceat. Com programação aberta a toda comunidade a partir das 13h30min, o evento é gratuito e as inscrições já estão abertas.

A programação inicia no turno da manhã, com atividades voltadas para o 9º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais, estaduais e privadas da região. A palestra, mediada por Fernando Belatto, criador do método “O Despertar do Guerreiro Interno (O-DGI)”, une artes marciais, meditação e autoconhecimento para uma vida mais consciente.

No período da tarde, a programação inicia às 13h30min, com a apresentação “Quatro Anos do Pacto Lajeado pela Paz: Conquistas, Desafios e Perspectivas para uma Cultura de Paz na Cidade e Região”. O momento será mediado pelo coordenador dos eixos de aplicação da lei e da prevenção da violência, o secretário de Segurança Pública, Paulo Roberto Locatelli e a coordenadora do Pacto Lajeado pela Paz, Tânia Fröhlich Rodrigues.

A tarde segue com a palestra “Bem-estar Individual, Coletivo e Cultura da Paz nas Cidades”, ministrada pelo idealizador do Congresso Internacional da Felicidade, Gustavo Arns. Tânia comenta que, além de uma palestra, será um momento de conversa entre os presentes.

Ela pontua que gestores de municípios vizinhos também foram convidados para o evento. “Esperamos que eles possam olhar as palestras, conhecer o projeto e despertar esse desejo de investir no bem estar coletivo das pessoas”.

Histórico

O Dia da Paz é uma reformulação dos Fóruns do Pacto Lajeado pela Paz, evento que já teve duas edições, uma em 2021 e outra em 2022. O evento foi criado com o objetivo de apresentar o desenvolvimento dos programas e ações realizadas pelos eixos de atuação da iniciativa.

Coordenadora do Pacto, Tânia explica que as cerimônias tiveram retorno muito positivo. Entretanto, ao final de 2022, avaliaram a necessidade de uma mudança de data e uma abordagem diferente para atingir mais pessoas.

Assim, para esse ano, o fórum passou a ser chamado de Dia da Paz. “Escolhemos esse dia porque é um modo de promover esse evento tão importante para nós em uma data que faz muito sentido para todo o projeto”.

Preparação

Tânia comenta que o evento vem sendo planejado desde o início do ano pela mesma comissão responsável pela organização dos fóruns. Ela detalha que, além da mudança de data, a metodologia abordada também foi alterada. Agora, além da apresentação dos dados do Pacto, palestras envolventes para toda a sociedade foram implementadas.

“Queremos envolver cada vez mais a comunidade com as atividades do Pacto. Por isso, buscamos palestrantes que conhecemos o trabalho e sabemos o quão impactante é”. A coordenadora do projeto explica que conheceram os palestrantes em sua participação no Congresso Internacional da Felicidade no ano passado.

Chamar a atenção dos jovens para participar do momento também faz parte da preparação para o Dia da Paz. Para introduzir o conteúdo da palestra, entender as expectativas dos alunos e quais os desejos de conteúdo a ser aprendido, um encontro por videochamada entre o palestrante Fernando Belatto e alguns dos jovens que estarão presentes foi promovido.

Aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) São Bento, Felipe Lenhart, afirma que as expectativas para a palestra são muito positivas. Além da integração com alunos de outras escolas, ele espera que saiam com maiores aprendizagens para trabalhar sobre autoconhecimento e força interior.

Para Tânia, a expectativa geral é que o evento seja muito proveitoso para todos. “Muitas pessoas vieram nos procurar antes mesmo de lançarmos o convite. Desde o anúncio da data os interessados já procuravam saber sobre a programação e valores. Estamos muito otimistas em relação às inscrições”, finaliza.

Programação

Dia da paz – 21/09

Auditório CEAT
Manhã
– Palestra: “O Despertar do Guerreiro Interno”, com criador do método, Fernando Belatto

Tarde
– Apresentação: “Quatro Anos do Pacto Lajeado pela Paz: Conquistas, Desafios e Perspectivas para uma Cultura de Paz na Cidade e Região”, com os coordenadores dos eixos de Aplicação da Lei, Paulo Roberto Locatelli, e da Prevenção da Violência, Tânia Frohlich Rodrigues

– Palestra: “Bem-estar Individual, Coletivo e Cultura da Paz nas Cidades”, com idealizador do Congresso Internacional da Felicidade, Gustavo Arns
*Entrada gratuita mediante inscrição prévia

Acompanhe
nossas
redes sociais