Agroindústrias do Vale buscam consolidar marcas na Expointer

VALE DO TAQUARI

Agroindústrias do Vale buscam consolidar marcas na Expointer

Um dos principais eventos ligados ao agronegócio no RS começa no sábado, 26, e terá a participação de mais de 30 empreendimentos da região. Espaço reservado ao setor valoriza trabalho artesanal dos agricultores

Por

Agroindústrias do Vale buscam consolidar marcas na Expointer
Agroindústria de Teutônia recebeu visita técnica e se prepara para feira (Foto: Jhon Willian Tedeschi)
Vale do Taquari

Os agricultores familiares da região apostam na Expointer como uma vitrine para se fortalecer no mercado e garantir renda extra. A 46ª edição da feira começa no sábado, 26, com a perspectiva de quebra de recordes, a partir da ampliação de espaços para expositores. O Vale do Taquari estará representado por mais de 30 agroindústrias no pavilhão reservado ao segmento.

O espaço, além das vendas, fica destinado aos novos negócios. O gerente-adjunto da Emater de Lajeado, Carlos Lagemann, pontua que muitos comerciantes possuem, dentro dos estabelecimentos, espaços específicos para produtos da agricultura familiar. “Muitas vezes eles procuram essas feiras para fazer o contato, uma primeira abordagem, para conhecer produtos que no futuro vão passar a ser comercializados.”

A lista de produtos oferecidos pelas agroindústrias da região inclui derivados de mel, leite, bebidas, panificados, embutidos, erva-mate, artesanato rural e flores. “Essa variedade reflete a habilidade dos produtores em transformar matérias-primas em bens valiosos, o que garante segurança alimentar e atende às exigências regulatórias”, acrescenta Lagemann.

Os preparativos para as feiras geram apreensão nos agricultores, nas palavras do gestor, mas os resultados têm sido muito satisfatórios. “Sempre que possível visitamos esses expositores, em especial os daqui do Vale. É unânime a resposta: não sei se terei produto que chega.” Esse fator revela o interesse crescente de agroindústrias de todo o estado por explorar os espaços na Expointer.

Memória afetiva

Os produtos das agroindústrias, conforme o gestor da Emater, têm a característica de estabelecer uma conexão dos consumidores que tenham ligação com o campo. “São produtos diferenciados, de altíssima qualidade, diferentes daquele produto produzido em série em uma indústria, com uma fórmula determinada, e que não se difere muito de uma marca para outra. Abrem espaço para a recriação de memórias afetivas relacionadas a produtos familiares”, comenta Lagemann.

Veteranos premiados

Há nove anos no mercado, o casal Everson Dias e Micheli Wessel é responsável pela Agroindústria Kolonie Haus, localizada na Linha São Jacó, em Teutônia. Eles participam pela 6ª vez da feira e tratam o evento como uma oportunidade única de mercado. O cartão de visitas do empreendimento será a linguiça de micro-ondas. “É um embutido que nas últimas edições atraiu muitos visitantes do pavilhão até o nosso estande”, lembra Micheli.

A agroindústria obteve destaque na edição passada da Expointer, com o terceiro lugar na categoria “Linguiça de Carne Suína Defumada”. Os proprietários pretendem incluir outros produtos na disputa pelas premiações, diante do sucesso de 2022. Dias comenta que a estratégia será o “bate e volta” entre Teutônia e Esteio, para manter o estoque em dia e os produtos novos ao público.

Acompanhe
nossas
redes sociais