Cronograma prevê a conclusão da UTI do Hospital São José em novembro

ARROIO DO MEIO

Cronograma prevê a conclusão da UTI do Hospital São José em novembro

Operações devem iniciar em março de 2024, após o credenciamento no Ministério da Saúde

Por

Cronograma prevê a conclusão da UTI do Hospital São José em novembro
As operações dos leitos intensivos devem iniciar em março de 2024 após o credenciamento no Ministério da Saúde (Foto: Gabriel Santos)
Arroio do Meio

A aguardada conclusão da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José tem data definida. Em um novo cronograma definido em reunião entre a comissão responsável pelo projeto, gestores municipais e a direção da Divina Providência, a montagem dos equipamentos e toda estrutura deve ser concluída até o dia 28 de novembro.

A UTI contará com dez leitos destinados ao atendimento intensivo de excelência. O início das operações está programado para o dia 19 de março de 2024, data que também celebra o aniversário do hospital.

No entanto, para que esse projeto vital se torne realidade, é necessária a obtenção de um investimento financeiro de R$ 300 mil, montante que já foi confirmado pelo deputado federal Pedro Westphalen (Progressistas). Esses recursos serão direcionados para aquisição de equipamentos médicos, materiais e infraestrutura essenciais para o pleno funcionamento da UTI.

Além do aspecto financeiro, o hospital ainda precisa passar pelo processo de credenciamento junto à Secretaria Estadual de Saúde (SES) e ao Ministério da Saúde. Esse procedimento burocrático, que tem uma duração de três meses, é fundamental para garantir a conformidade legal e a segurança operacional dos leitos.

Conforme destaca o secretário da Administração, Aurio Paulo Scherer, a conclusão da UTI é aguardada com grande expectativa pela comunidade local. Segundo ele, a iniciativa representa um avanço importante na prestação de serviços de saúde na região. A funcionalidade dos leitos intensivos permitirá o tratamento especializado de pacientes em estado crítico, aumentando s uas chances de recuperação. A expectativa é atender mais de 170 pacientes por ano.

Obra Física concluída

A UTI, com uma área de 400 metros quadrados, se encontra com sua obra física finalizada. Esses dez leitos, destinados a pacientes adultos, foram estrategicamente construídos no segundo andar, sobre o bloco cirúrgico e a central de material esterilizado. O projeto, que teve início em maio de 2020, é fruto de esforços conjuntos da comissão, do poder público, da comunidade e do Hospital São José.
O marco da inauguração do espaço físico ocorreu em maio de 2022.

Estrutura em expansão

O complexo hospitalar São José, abrangendo uma área de mais de 4,1 mil metros quadrados, se destaca como um espaço de saúde essencial na região. Com 65 leitos e uma equipe composta por mais de 195 colaboradores, o hospital tem como principal acesso de atendimento o Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo a 87% dos pacientes, enquanto os convênios representam 12%.

Anualmente, o hospital registra aproximadamente 23 mil consultas na emergência, 3,8 mil internações e 4 mil sessões de fisioterapia. São atendidos pacientes das 37 cidades do Vale do Taquari em diversas especialidades. O corpo clínico conta com 44 médicos.

Acompanhe
nossas
redes sociais