Pacto Lajeado pela Paz é case de evento em Manaus

INOVAÇÃO

Pacto Lajeado pela Paz é case de evento em Manaus

Primeira edição do Seminário sobre Segurança Inovadora apresenta iniciativa como exemplo de melhores práticas. Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, e o secretário de Segurança Pública, Paulo Locatelli palestrarão sobre estratégias adotadas no projeto

Por

Pacto Lajeado pela Paz é case de evento em Manaus
Foto: Júlia Amaral / Arquivo
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Implementado em 2019, o Pacto Lajeado pela Paz será uma das iniciativas apresentadas entre hoje e amanhã, na primeira edição do Seminário sobre Segurança Inovadora, em Manaus, capital do Amazonas. O projeto consta como um case de melhores práticas no setor.

Promovido pela Assembleia Legislativa do Amazonas, o seminário conta com diversos palestrantes. Entre eles, estão o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, e o secretário de Segurança Pública, Paulo Roberto Locatelli. Os dois vão apresentar a palestra “O Pacto Lajeado pela Paz e seus impactos na prevenção da violência no município”.

Locatelli comenta que a palestra será voltada para enaltecer e potencializar as práticas executadas, mostrando o que o município pode fazer para fortalecer e ajudar na segurança e aplicação da lei. “Nossa fala apontará a importância da atuação de todas as partes da sociedade para uma segurança efetiva”, detalha.

O objetivo, segundo o secretário, é que representantes dos municípios presentes no evento se atentem e ajudem nas forças de aplicação da lei para melhorar a qualidade de vida de toda a população.

Indicadores

O Pacto Lajeado Pela Paz atua no estímulo da criação de uma cultura de paz na cidade. Dentro do projeto, dois eixos de atuação são trabalhados. O eixo da prevenção social visa estimular a convivência e dialogar com a comunidade sobre a paz. Já o eixo de aplicação da lei possui iniciativas na área de segurança pública, como as operações integradas.

Entre o início do projeto, em 2019, e 2022, a iniciativa apresentou uma queda de 61% nos homicídios, 34,8% em crimes violentos letais intencionais, 55% em roubos a pedestre e 49% no furto de veículos.

Acompanhe
nossas
redes sociais