Parceria viabiliza 500 chuveiros inteligentes para famílias de baixa renda em Estrela

benefício social

Parceria viabiliza 500 chuveiros inteligentes para famílias de baixa renda em Estrela

Aparelho promete reduzir em até 50% o consumo de energia no banho e economizar até 9 mil litros de água por ano em cada unidade familiar

Por

Parceria viabiliza 500 chuveiros inteligentes para famílias de baixa renda em Estrela
Foto: Divulgação
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O município de Estrela será o primeiro no Vale do Taquari a receber o benefício social da concessionária de energia RGE, do Grupo CPFL, e implantará 500 unidades de um dispositivo chamado “chuveiro inteligente”. O mesmo promete reduzir em até 50% o consumo de energia gerada pelo aparelho doméstico e economizar até 9 mil litros de água por ano em cada unidade familiar.

Na tarde de quinta-feira, 10, o vice-prefeito, João Carlos Schäfer, e a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação (Sedeh), Renata Cherini, receberam a comitiva da empresa para a apresentação do projeto e fechamento da parceria.

A ideia é que a Sedeh disponibilize nas próximas semanas uma seleção de 500 famílias que atendam aos critérios estabelecidos pela empresa, entre os quais estarem inclusas no Cadastro Único do Governo Federal, para que a empresa possa iniciar a instalação dos equipamentos.

“Em até 20 dias após iniciarmos as instalações todas as famílias já poderão estar operando com os novos aparelhos”, ressalta o consultor de negócios da RGE, Cristiano Silva. O investimento será de cerca de R$ 800 mil e não há nenhum custo para o consumidor.

Luz

Além dos equipamentos, a concessionária também disponibilizará 1,5 mil unidades de lâmpadas de LED, com limite de seis lâmpadas por família, dentro do seu programa de eficiência energética.

Para o vice-prefeito João Carlos Schäfer essa é mais uma ferramenta de auxílio social. “Cada real economizado para uma família em vulnerabilidade social faz diferença”, ressalta. Já a secretária Renata Cherini destaca o papel das assistentes sociais do município em realizar as visitações e identificar as famílias que possam se enquadrar no programa.

Como funciona

Com tecnologia brasileira patenteada, o chuveiro inteligente não está à disposição dos consumidores comercialmente, mas faz parte do programa da concessionária para auxiliar famílias de baixa renda a diminuírem o consumo de energia e água. O gerente de engenharia Paulo Pereira explica que se tratam de duas peças que agem de forma conjunta: um chuveiro com resistência blindada e um trocador de calor, por onde a água limpa circula e volta para o chuveiro preaquecida. Ambos os benefícios são doados e instalados pela equipe técnica da EGR na residência.

Acompanhe
nossas
redes sociais