Secretaria da Fazenda oferece balcão de atendimento virtual

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Secretaria da Fazenda oferece balcão de atendimento virtual

Sistema permite o acesso a débitos, parcelamentos e documentos oficiais por meio do Google Meet. Link está disponível no site da prefeitura de Lajeado

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Secretaria da Fazenda oferece balcão de atendimento virtual
Novo modelo de atendimento facilita o acesso do serviço aos contribuintes (Foto: Bibiana Faleiro)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Para facilitar o acesso da comunidade aos serviços, a Secretaria da Fazenda de Lajeado oferece um novo canal de atendimento. O balcão virtual pode ser utilizado de qualquer lugar, por meio de computador ou celular, com a mesma eficiência do trabalho presencial.

De acordo com o titular da pasta, Rafael Spengler, esta é mais uma forma direta, simples e segura de aproximar a secretaria da comunidade. Ele diz que poucas pessoas acessaram o portal desde o lançamento, na segunda-feira. Mas acredita que, à medida em que for disseminado, terá boa recepção por parte dos contribuintes.

Spengler destaca não ter encontrado serviço semelhante em outras prefeituras do país. Mas tomou como exemplo o Tribunal de Justiça de Santa Catarina. “Eu tinha esse desejo de implementar o serviço e fui atrás. Estamos trabalhando há bastante tempo nisso”, ressalta o secretário.

Como funciona

O acesso pode ser feito por meio do site da prefeitura, na aba Portal e-CAC. Depois, é só clicar no setor Atendimento Virtual. Desta forma, a comunidade será atendida por um dos servidores da secretaria, seguindo uma fila de espera da mesma forma que a presencial.

O atendimento é feito por meio da plataforma Google Meet, durante o horário de expediente da prefeitura. É necessário habilitar a câmera e microfone do dispositivo utilizado e apresentar documento com foto. Ao acessar a aba Atendimento Virtual, o usuário deve preencher um formulário, fornecendo dados como nome completo, CPF, e-mail e motivo do atendimento.

O sistema oferece acesso a todos os serviços do balcão de atendimento presencial da Secretaria da Fazenda, como débitos, parcelamentos, obtenção de documentos oficiais, negociação do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), entre outros.

Mais contribuintes

O secretário ressalta que todo o sistema foi desenvolvido pelos setores internos da prefeitura, com auxílio, em especial, da equipe de TI. A iniciativa busca também facilitar o acesso de pessoas que possuem imóveis em Lajeado e moram em outras cidades ou estados.

A expectativa é atender, ainda, contribuintes que não eram atendidos antes. Outra vantagem é poder esperar a fila no trabalho ou durante outras atividades. “Às vezes, as pessoas perdem prazos porque estão viajando, ou não conseguem sair do trabalho. Não estamos substituindo e nem diminuindo o serviço, queremos só complementar, para auxiliar o município”, reforça Splender.

O serviço é oferecido apenas na Secretaria da Fazenda mas, de acordo com a adesão dos contribuintes, também pode ser incorporado por outras pastas.

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