Músicos de Encantado são classificados para festival estadual

CULTURA

Músicos de Encantado são classificados para festival estadual

A música “Ao Som do Rumpilé” será apresentada na 36ª Moenda da Canção

Por

Músicos de Encantado são classificados para festival estadual
Fábio Tiecher, compositor da melodia
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Os músicos encantadenses Fábio Tiecher e Fernando Graciola, estão entre os participantes que irão se apresentar na 36ª Moenda da Canção, em Santo Antônio da Patrulha, no próximo sábado, 12. “Ao Som do Rumpilé” é o nome da composição a ser apresentada, com a letra do porto-alegrense Zé Renato Daudt e a melodia dos instrumentistas regionais. A canção aborda a influência africana nas músicas brasileiras.

A Moenda da Canção é um festival musical de relevante reputação no Rio Grande do Sul que contempla também as modalidades Instrumental e Moendinha. Graciola, inclusive, já foi premiado em edições anteriores por meio de seu desempenho com o violão. No palco a canção classificada será interpretada por Kako Xavier, músico conhecido pelo destaque a cultura afrodescendente em suas composições.

A letra aborda a influência dos tambores africanos na música brasileira e adquire um cunho social ao também apontar a questão racial. “Contamos com um naipe de ótimos músicos na produção da obra e, já na primeira oportunidade, conseguimos classificá-la num dos maiores festivais do RS, o que nos deixou bem honrados e recompensados”, ressalta Tiecher. No palco estarão Miguel Tejera, contrabaixo, Giovani Berti na percussão, Luiz Mauro Filho no piano e Maurício “Lito” Malaggi na bateria.

“Ao Som do Rumpilé” surgiu em março de 2023 no ‘Canto dos Galos’, um encontro de amigos compositores, realizado em Cachoeira do Sul. Os participantes foram desafiados a, em menos de 24h, criar e apresentar uma canção a partir do tema ‘influência’.

Arte e cultura

Segundo Graciola o festival é muito importante para os artistas gaúchos. “É mais aberto, parecido com o Canto da Lagoa, e recebe vários estilos de música. A música tradicionalista vai estar presente, assim como o reggae, baião e outros gêneros. A Moenda evidencia toda pluralidade musical produzida no Estado e representa um espaço maior aos artistas”, enfatiza.

Em 2017, os músicos encantadenses conquistaram o 1º lugar da Moenda Instrumental, com a composição “Pro mestre” (Ronison Borba), que foi defendida pelo Mafuá Trio Instrumental (Fernando Graciola, violão, Ronison Borba, acordeom, Pedro Kaltbach, violino) e Zoca Jungs na guitarra. Em 2020, também conquistaram o 1º lugar com a música “Mas ah, Garoto!”, numa composição de Fernando Graciola.

Expectativa

A composição musical de Fábio Tiecher e Fernando Graciola se destacou dentre as 978 canções inscritas para o festival. A expectativa é que a música conquiste o público e os jurados. “Agora é torcer para que tudo dê certo e que, principalmente, o povo goste do nosso trabalho, que traz essa temática tão essencial atualmente”, completa Tiecher.

Acompanhe
nossas
redes sociais