Feira incentiva produção orgânica

Opinião

Felipe Neitzke

Felipe Neitzke

Coluna aborda os destaques relacionados ao agronegócio

Feira incentiva produção orgânica

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Agricultores comemoram nesta semana o primeiro aniversário da Feira Orgânica. A venda de alimentos ocorre semanalmente, nas quintas-feiras, no bairro São Cristóvão, em Lajeado. A iniciativa é do governo municipal, em parceria com Emater/RS-Ascar e a Articulação em Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT). Participam da feira os grupos Orgânicos do Vale, Defensores da Natureza e Agricultores Ecologistas da Forqueta, sendo três feirantes de Linha Nova, Cruzeiro do Sul, e Forqueta e Picada Arroio do Meio, localidades de Arroio do Meio.

No espaço, os agroecologistas oferecem verduras, legumes e frutas da época. Entre os produtos oferecidos estão os microverdes, que são considerados a segunda fase do desenvolvimento de uma planta. Na foto, as feirantes Márcia Burghardt e Helena Warken Weizmann, de Cruzeiro do do Sul, e Lucila Petry de Arroio do Meio.

Cadastro florestal no setor da erva-mate

Campanha do governo do Estado busca a conscientização sobre a importância da declaração do setor ervateiro no Cadastro Florestal. Atualmente, pelos dados de 2022, ano-base 2021, existem 178 indústrias ativas e 64 inativas. No Vale do Taquari, esse segmento reúne mais de 70 empreendimentos. A campanha será feita em duas etapas. Na primeira, os fiscais da secretaria vão notificar as indústrias irregulares, por meio de visitas presenciais e, quando não for possível, por meio de envio de correspondência com aviso de recebimento, com prazo de três meses para regularização. Em um segundo momento, será feita a autuação, também com prazo para regularização antes da aplicação de multa. Só neste mês, já foram emitidas 20 notificações.

Custo da produção de leite cai 4,75%

O Índice de Insumos para Produção de Leite Cru (ILC) apresentou redução pelo quinto mês consecutivo. Os dados foram apresentados pela assessoria econômica da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul). Em junho, a queda foi de 4,75%. No ano, a deflação chega a 31,67%, já em 12 meses é de 35,35%. Para os próximos períodos, no entanto, a previsão é de reversão e alta nos custos, pressionado pelo aumento no preço da soja e milho, que são usados na formulação das rações e representam mais de 50% no cálculo do ILC.

Mobilização regional

Grupo de produtores da região participa de mobilização em Porto Xavier, na terça-feira, 1°. O ato organizado pela Federação dos Agricultores da Agricultura Familiar (Fetag/RS) tem como objetivo alertar o governo sobre os desafios na cadeia produtiva do leite. Entre as principais demandas está o pedido pela redução do volume de leite importado de países do Mercosul. Interessados em participar devem procurar o escritório do Sindicato dos Trabalhadores de sua cidade para mais informações.

Lactalis finaliza compra de joint venture da Nestlé

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deu parecer favorável à negociação entre Lactalis e DPA Brasil. A compra foi anunciada em dezembro do ano passado e envolve uma negociação de R$ 700 milhões pela empresa criada por Fonterra e Nestlé. Com a autorização, a Lactalis assumirá centros de distribuição em SP e PE, além de ficar responsável pela fabricação de produtos de marcas como Chambinho, Chamyto e Chandelle. O acordo prevê ainda a cessão de uma licença de longo prazo para a Lactalis usar marcas da Nestlé, entre elas Ninho, Neston, Molico e Nesfit, desde que exclusivamente no segmento de lácteos refrigerados.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais