Empreendedorismo aplicado ao campo

Opinião

Felipe Neitzke

Felipe Neitzke

Coluna aborda os destaques relacionados ao agronegócio

Empreendedorismo aplicado ao campo

Por

Parceria entre Emater/RS-Ascar e Colégio Teutônia, com apoio das cooperativas Certel e Sicredi, viabiliza a qualificação de 23 jovens rurais. O treinamento busca contribuir na construção de possibilidades de permanência das novas gerações no meio rural para serem protagonistas do processo de desenvolvimento socioeconômico e ambiental, reforçando perspectivas de sucessão no campo. Dividido em seis módulos, o curso se estende até dezembro e inclui atividades teóricas e práticas. Com encontros mensais, a capacitação terá assuntos diversos, que vão desde relacionamento intrafamiliar com ênfase em questões geracionais e de gênero, passando por diagnósticos da propriedade rural e cenários da agricultura familiar, até chegar a práticas ambientais e gestão da propriedade.

Emater abre processo seletivo

Após nove anos, a Emater/RS-Ascar voltou a abrir processo seletivo para assistência técnica e extensão rural e social. São 98 vagas, além de formação de cadastro reserva. As inscrições seguem até 15 de agosto e podem ser feitas pelo site legalleconcursos.com.br. A seleção abre oportunidades para técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, médicos veterinários e assistente social, entre outros. A partir da contratação o objetivo é reduzir o déficit de profissionais em campo para acompanhamento e orientação dos produtores. Levantamento da própria Emater indica que para a região do Vale do Taquari seriam necessários pelo menos mais 40 profissionais.

Registro e circulaçãode máquinas agrícolas

Proprietários de tratores e máquinas agrícolas precisam ficar atentos à necessidade do registro nacional, o Renagro. Regulamentado a partir de decreto e em vigor desde outubro do ano passado, o cadastro é imprescindível para unidades produzidas após 2016 e que circulam em vias públicas. O registro também é uma forma de aumentar a segurança em relação a furtos, roubos e outras ocorrências envolvendo esse tipo de maquinário. Esse documento contém informações básicas e pode ser apresentado por meio físico ou digital.

Preço da carne bovina cai 8%

O valor médio da carne bovina caiu 8,3% em junho comparado ao mesmo mês do ano passado. O levantamento foi realizado pelo Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPro), da UFRGS. A inflação desacelerando em um ambiente com produção elevada e consumo reduzido ajuda a explicar essa queda, segundo especialistas. A retração ocorre após uma sequência de alta observada, principalmente, no ano passado. Em junho de 2022, o produto registrou alta de 14,7% em um ano.

Lajeado sedia Seminário de Lácteos

Por conta do papel fundamental dos produtores de leite, a 5ª Jornada Técnica do Setor Alimentício abrigará o Seminário de Lácteos, que ocorre no dia 19 de outubro e irá oferecer oportunidades de qualificação e capacitação para quem atua na cadeia láctea. A programação engloba oportunidades para inovação na indústria, desenvolvimento de novos produtos, práticas de manejo sustentáveis e a implementação de tecnologias mais eficientes. Promoção tem o apoio do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat).

Acompanhe
nossas
redes sociais