Ciclismo: a crescente nos eventos como forma de incentivo para pedalar

Opinião

Paulo Gustavo Sehn

Paulo Gustavo Sehn

Ciclismo: a crescente nos eventos como forma de incentivo para pedalar

Por

Está visível o quanto os eventos de ciclismo estão presentes no radar dos ciclistas. Os finais de semana na região dos vales, até dezembro, estão repletos de passeios organizados pelos grupos de ciclismo. Todos querendo mostrar aos visitantes e entusiastas as belezas das suas cidades. Para quem prefere competir, os campeonatos também estão presentes no calendário de eventos.

Os eventos não são recentes aqui na região. Há mais de 60 anos, as corridas já faziam parte da vida de alguns ciclistas das redondezas. As bicicletas, sem muitos recursos, bem como os ciclistas, sem uma vestimenta, dita adequada se comparada ao que temos nos dias atuais, tomavam as ruas centrais das cidades em disputas alucinantes. As estradas, com pedras irregulares ou até sem calçamento, eram palco de inúmeras provas.

Mais tarde, chegaram aqui na região (e no restante do estado) as provas de longa distância denominadas Brevet Randonneur ou Audax. Estas, acima dos 200km, consistem em pedalar a distância estabelecida, de forma regular, passar por pontos de controle pré determinados pela organização e carimbar seu cartão de rota. A prova é validada e homologada se o ciclista percorrer toda a rota dentro do tempo estabelecido para cada modalidade, de 200 até 1000km.

Mais recentemente, cerca de dez anos para cá, com a ascensão das redes sociais, dos aplicativos de monitoramento de atividades, e ainda das facilidades na divulgação dos eventos, os grupos encontraram um formato diferente de propor passeios: o cicloturismo. Este, consiste em percorrer, em um ou mais dias, rotas, na sua maioria de interior, e conhecer as paisagens das cidades. Algumas rotas são autossuficientes, ou seja, o ciclista percorre quando quiser pois são demarcadas e há pessoas nas cidades orientadas a receber os ciclistas. Outras, por sua vez, fazem parte dos eventos e são percorridas no mesmo dia. Costumam ter em média 50km e os organizadores preocupam-se em oferecer pontos de descanso, de reposição alimentar, hidratação e não pode faltar lugares para fotografar e posteriormente trazer a família para conhecer.

Para quem está começando nos pedais ou até para os mais veteranos, o cicloturismo é uma ótima dica para pedalar. Além de conhecer as belezas das cidades que propõe os eventos, os trajetos recebem um cuidado especial dos organizadores e a infraestrutura preocupa-se com a segurança de todos. Vamos pedalar?

Acompanhe
nossas
redes sociais