Presidente do Setcergs destaca potencial logístico da região

ESTRELA

Presidente do Setcergs destaca potencial logístico da região

Agricultor e empresário, Sérgio Gabardo destaca sua trajetória no ramo da logística e os diferentes modais de transporte no Vale do Taquari

Por

Atualizado sábado,
15 de Julho de 2023 às 06:31

Presidente do Setcergs destaca potencial logístico da região
(Foto: Divulgação)
Estrela

O tema “A sorte que criamos: como as tempestades da vida desencadeiam transformações nas pessoas” pautou a reunião-almoço da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela nessa sexta-feira, 14, no Estrela Palace Hotel. O palestrante Sérgio Mário Gabardo, sócio-proprietário do Grupo Gabardo e presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do RS (Setcergs), falou sobre sua trajetória no ramo.

Durante o evento, o empresário destacou o potencial de utilização dos modais viários na região. Ainda que grande parte da logística seja feita por vias rodoviários, na avaliação dele, o Vale do Taquari tem capacidade para baratear o custo dos transportes. “Os modais hidroviário e ferroviário tem valores mais baratos, que tornam os negócios competitivos. Aqui existe potencial, mas precisa da união das lideranças para fazer isso funcionar. Mudanças exigem coletividade”, afirma.

O responsável pelo Transportes Gabardo relembrou os passos desde que era agricultor até se tornar referência na área de transportes. Ele iniciou sua trajetória como transportador de veículos para a Miura. Após, enalteceu a criação da Transportes Gabardo e apontou como a abertura de mercado para veículos importados garantiu inúmeras oportunidades.

Nesta linha, destacou o primeiro grande contrato da empresa, em 1998, com a Renault. Em 2000, sobre o baque do rompimento da sociedade, seguido da perda do contrato com a empresa em 2002. Mas com a visão de mercado, passaram a desenvolver e investir em novos equipamentos, com caminhões adaptados para o transporte dos mais variados tipos de veículos.

A partir de então, a Gabardo Transportes voltou a ser referência no transporte de veículos, com a abertura de unidades em diversas regiões do Brasil e América do Sul e contratos com montadoras, como Caoa Chery e Hyundai Motors Company. Hoje a empresa possui 11 unidades próprias, seis representações no Mercosul e emprega mais de 2,5 mil colaboradores.

“Contamos com uma frota atualizada com alta tecnologia embarcada para atender as mais diversas operações logísticas do setor automotivo. Somos carbono zero, pois 100% de carbono emitido por nossa frota são neutralizados através do plantio de milhares de árvores”, enalteceu.

O palestrante ainda fez uma reflexão sobre a importância de olhar para o futuro. “Quem não se prepara para receber o futuro, estará de fora. O futuro está naquilo que pensamos que vai acontecer e estamos lá. Do contrário não vamos a lugar nenhum. Precisamos entender o que o mundo quer e se adequar ao momento atual”, ressaltou Gabardo.

Além de presidente do Setcergs, o empresário é vice-presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Rio Grande do Sul (Fenabrave – Sincodiv RS), vice-presidente da Federação das Empresas de Logística e de Transporte de Cargas do RS (Fetransul) e vice-presidente do Banco de Alimentos de Porto Alegre.

Acompanhe
nossas
redes sociais