Ciclos e reciclos

Opinião

Albano Mayer

Albano Mayer

Administrador de Empresas, Empresário, Consultor e Assessor de Gestão

Entusiasta do tema liderança

Ciclos e reciclos

Por

Durante a última semana, estive conduzindo algumas turmas de formações para liderança. Um dos temas falados foi a importância da demissão humanizada, e o que me despertou muita atenção foi que, durante os debates, percebi a dificuldade que a maioria das pessoas tem com o rompimento ou transição de ciclos.

Fiz uma provocação com as turmas assistindo uma pequena parte do filme “Amor Sem Escalas” (Up in the Air). É um bom filme, sugiro que líderes assistam. O filme gira acerca de um profissional que passa a vida viajando e demitindo pessoas, e a história reflete a necessidade de uma real empatia durante a o encerramento dos ciclos profissionais, o que em muitos casos pode ser chamado de demissão humanizada.

Este difícil momento em que encerramos uma relação de trabalho é, por vezes, confundido com o final de uma relação pessoal. É de suma importância o preparo daquele que conduz esta atividade. É necessária, porém complexa, a não personalização do momento do encerramento dos ciclos. Estes momentos devem ser conduzidos de forma tranquila, demonstrando um grande apreço e respeito pela pessoa que ali está, lembrando que, independente dos motivos que levam a esta decisão, somos seres em desenvolvimento e estamos aptos a evoluir.

Reciclar. Já faz alguns anos que estamos preocupados com o processo de reciclagem de materiais. Fomos alertados e percebemos que os recursos e espaços para detritos são finitos; ações neste sentido são amplamente divulgadas e cobradas pela sociedade, e na atualidade são fortemente observadas nas empresas pelo modelo de governança da ESG – Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Corporativa), mas deixo este belo tema para um próximo artigo.

Falemos, aqui, da reciclagem das nossas atitudes, relações e modo de pensar. Seguimos fortes com as nossas convicções ou paradigmas, e raramente paramos para avaliar os caminhos que optamos em seguir. Já não temos mais espaço e aceitação na sociedade moderna para mentalidades retrógradas, que ainda tentam nortear posições que excluem ou prejudicam o potencial de desenvolvimento humano. No papel da liderança, sejamos flexíveis: precisamos constantemente estar revisando as nossas convicções e posições, para que possamos ampliar o nosso conhecimento e entendimento dos liderados que desejamos influenciar.

No ambiente organizacional, a área de educação corporativa utiliza este termo para aquele momento em que precisamos atualizar a versão do nosso conhecimento. Utilizemos este último reciclar para entender e aprender sobre os ciclos e atualizar o nosso conhecimento a respeito das mudanças. Muitas delas nos tiram da zona de conforto e nos projetam a patamares melhores, outras apenas nos movimentam. Se faz necessário aprender sobre a minha responsabilidade na reciclagem, sendo ela física ou mental.

A vida é composta de ciclos. Viva com carinho e cuidado, tenha humor, resiliência e bom caráter e lembre-se sempre de se reciclar. Ao encerrar um ciclo, terás a oportunidade de iniciar outro com mais sabedoria e criatividade! (Agradecimento especial para minha super revisora – Carolina Troian Michel)

Acompanhe
nossas
redes sociais