Os maiores ensinamentos de uma maratona

Opinião

Miguel Lucian

Miguel Lucian

Os maiores ensinamentos de uma maratona

Por

Atualizado quinta-feira,
06 de Julho de 2023 às 09:55

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Já vi muitas pessoas dizendo que a vida é curta, mas curiosamente, nunca ouvi o mesmo sobre uma maratona. A vida, em sua média mundial, dura 73 anos, enquanto a maratona, duram exatos 42,195km.

A ironia do primeiro parágrafo é só para introduzir as diversas reflexões e ensinamentos que a preparação, treinamento e conclusão de quem realizou uma maratona pode aplicar nas diversas áreas da vida.

Talvez a fase mais incerta seja a inicial, onde temos dúvida sobre a definição da meta e a nossa real capacidade de alcançá-la. É um misto de “caramba, não vai ser fácil” com “quer saber?! Eu sou capaz, sim”. A partir disso, é assumir o desafio e encarar cada tarefa (treino, alimentação e descanso) como um verdadeiro compromisso com a conclusão da meta e com a compreensão de que, se não der certo, a culpa será sua. Mas se der certo, o mérito será seu, da mesma forma.

Tal qual em nossa vida profissional ou pessoal, não é sempre que acordamos dispostos e motivados a encarar os desafios que nossos compromissos oferecem. Tem dia que é difícil. Aceitar que mesmo nesses dias a gente precisa fazer o que tem que ser feito é um dos maiores ensinamentos que um ciclo de maratona ensina. A motivação vem da visualização do resultado: “é lá que eu quero chegar! É por esse objetivo que me sujeito a isso hoje!”. Acredite: subestimamos a própria força, somos capazes de muito mais!

Sozinho vamos mais rápido, juntos vamos mais longe! Por mais que seja uma modalidade individual, essa frase faz, sim, muito sentido. Mais do que estar acompanhado, é importante estar com quem pensa da mesma forma e têm objetivos similares. Você é uma média das cinco pessoas que mais convive, logo, o ambiente em que você está inserido faz muita diferença.

Se quer ser maratonista, conviva com quem tem a mesma aspiração; se quer evoluir sua inteligência, esteja com pessoas mais inteligentes; se quer ser bem sucedido em alguma área, cerque-se de pessoas que possa seguir como exemplo. Esteja com quem te faz crescer e faça o mesmo pelos outros quando tiver a possibilidade.

O sucesso não se compra no crédito, precisamos pagar por ele antes. Se dedicar, construir, trabalhar dia após dia. Não se pode queimar etapas ou buscar a meta de qualquer jeito, é um processo que precisa ser respeitado.

Grande parte do resultado vem do que a maioria não vê. O diferencial é o que não está ao alcance dos olhos da “multidão”: as horas e a qualidade do sono, a alimentação, o estudo individual, a preparação física, o esforço para enfrentar as dificuldades. Valorizar esses pequenos processos fará com que tenhamos uma realização ainda maior ao atingir a meta.

A vida não é como aquele conto de fadas que te contaram antes de dormir ou como aquele filme que a Disney produziu. Viver e crescer trazem consequências e exigem que aprendamos da pior maneira que dores e frustrações fazem parte do processo de crescimento e evolução.

Processo. Aprendemos um novo conceito para essa palavra. Passa a ser um sinônimo de caminho, de rumo para se alcançar a meta. Mais que aprender esse novo conceito, passamos a gostar do processo pelo simples fato de estar nos levando a outro patamar. Administrar fadigas, divergências de compromissos, problemas externos, lesões. Fazem parte do processo tanto quanto não sucumbir a eles. O processo nos fortalece!

Chegou a melhor parte: CONSEGUI!!! VENCI!! Esse é o nosso momento! Não podemos deixar de festejar e se dar o direito de aproveitar cada segundo da felicidade proporcionada pela vitória! Precisamos valorizar a conquista e comemorar junto de quem fez parte dela! Esse é o momento que faz todo o esforço valer a pena e que lutamos muito para alcançar! Essa foi a nossa motivação lá no início e parte de nós nem acreditava que éramos capazes. Somos capazes e merecedores! Alcançamos!

De verdade: não existe coisa melhor que alcançar um objetivo, entregar uma meta e sentir-se realizado por isso. Então, ao final desse processo, já te convido a repetir tudo novamente, cada vez mais forte e mais capaz. Confia em mim: a sensação do penúltimo parágrafo faz tudo valer a pena!

Acompanhe
nossas
redes sociais