Luís Fernando Veríssimo e a produção cultural nas escolas

Cultura

Luís Fernando Veríssimo e a produção cultural nas escolas

Festival de cinema nas escolas é uma iniciativa da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) da Univates, por meio de projeto de extensão

Por

Luís Fernando Veríssimo e a produção cultural nas escolas
Crédito: Divulgação
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Univates divulgou no Dia do Cinema Brasileiro, em 19 de junho, o regulamento da nona edição do Festival Escolar Regional de Cinema e Literatura, iniciativa voltada às escolas de educação básica da região. O edital de 2023, com o tema “Comédias de Luís Fernando Veríssimo”, tem como foco abordar contos por meio da produção de vídeos por estudantes do Ensino Médio.

O projeto é uma iniciativa da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA), por meio do projeto de extensão Linguagens: palavras e imagens, em parceria com o Núcleo de Cultura. O edital, com todas as especificações e prazos estabelecidos, pode ser conferido no site da Univates.

As inscrições devem ser feitas entre os dias nove a 23 de outubro. Cada escola pode inscrever até quatro trabalhos. O evento público para o anúncio dos vencedores ocorrerá no dia 13 de novembro, a partir das 19h10min, no Teatro Univates.

Tratando-se de inscrição de alunos, todos os componentes do grupo devem estar matriculados na mesma escola. Para mais informações ou esclarecimentos, contate pelo e-mail projeto.linguagens@univates.br.

Fases

O IX Festival Escolar Regional de Cinema e Literatura será disputado pelos concorrentes em duas fases. Na eliminatória, participam todos os alunos cujas escolas enviarem os materiais exigidos pelo edital. Os materiais enviados serão apreciados pela equipe da Univates e os melhores vídeos serão escolhidos para a próxima etapa.

A fase final ocorre no dia 13 de novembro de 2023, às 19h10min, no Teatro Univates, momento em que os vídeos selecionados serão apresentados ao público e ao júri técnico, os quais irão avaliar e indicar os ganhadores. O júri popular, constituído pela plateia, escolherá o vídeo preferido por meio de instrumento avaliativo.

Luís Fernando Veríssimo é escritor, humorista e colunista gaúcho / Crédito: Divulgação


Os objetivos do Festival

•Estimular a leitura;
•Oportunizar o desenvolvimento da habilidade de interpretação literária;
•Promover o uso dos recursos tecnológicos em sala de aula com o intuito de expandir a habilidade de leitura do texto de caráter estético;
•Desafiar o aluno a efetuar uma tradução intersemiótica ao transpor a linguagem literária para a linguagem audiovisual, respeitando suas especificidades;
•Além de contribuir para desenvolver a criatividade dos estudantes.

Acompanhe
nossas
redes sociais