Qualidades e defeitos

Opinião

Mateus Souza

Mateus Souza

Jornalista e colunista do caderno Lajeado - Um novo olhar sobre os bairros

Qualidades e defeitos

Por

Lajeado

Na reunião do Comitê dos Bairros deste mês, ficou evidente entre os participantes que o São Cristóvão possui inúmeras qualidades. A localização privilegiada, a presença de comércios e estabelecimentos de alimentação, serviços variados e a condição favorável para encontrar moradias – de diferentes padrões financeiros – são alguns dos pontos positivos enumerados. É o que chamamos de um bairro “completo”. Mas, como tal, também apresenta desafios. A começar pelo gargalo no trânsito. A situação na Avenida Alberto Pasqualini já foi pior, mas o alargamento da via é mais do que necessário. Além disso, por se tratar de uma área com muitos moradores de idade avançada, as calçadas e ruas precisam de uma atenção especial, com acessibilidade adequada. Pensar nisso também é pensar no futuro de uma localidade em pleno desenvolvimento.


APEGO

Uma característica que se percebe com força no São Cristóvão é o apego dos moradores. Muito além do desenvolvimento recente, penso que isso tem a ver com as próprias origens, a história do bairro. A colega Raica Franz Weiss, que traz um belo resgate do surgimento da localidade, também teve essa constatação em suas saídas a campo. Notei esse sentimento de forma mais evidente durante o evento de lançamento da Festa dos Motoristas e do Padroeiro, uma tradição da Paróquia São Cristóvão. As pessoas têm orgulho de onde residem. E isso é muito positivo.


Complexo de saúde

A saúde é o principal “calcanhar de aquiles” da atual gestão municipal. As críticas recorrentes da população quanto à demora por atendimento, falta de médicos em postos e dificuldade no agendamento de consultas ecoam pela cidade. Pressionado, o governo precisa agir. E a construção do novo posto de saúde do São Cristóvão se torna essencial para, ao menos, amenizar a situação. A futura unidade faz parte de uma estratégia do Executivo em “regionalizar” os serviços. Pode ser que funcione bem. Mas tem que sair do papel. E logo.

Crédito: Divulgação


No aguardo da reforma

Principal centro comercial do Vale do Taquari, o Shopping Lajeado também é um dos símbolos da pujança econômica do São Cristóvão. Mas, perto de completar 30 anos, o empreendimento precisa se renovar para atrair mais clientes. O movimento voltou ao que era registrado no período pré-pandemia, é verdade, mas é possível crescer mais. E isso é um desafio para o Grupo Benoit, que adquiriu o estabelecimento no fim de 2021 e já fez melhorias internas e externas. Um projeto de reforma completa está em elaboração, mas ainda sem uma perspectiva de ser executado.

Crédito: Arquivo A Hora


Mais parques?

A construção do Parque Piraí foi um acerto grande e um exemplo de parceria bem-sucedida entre poder público e iniciativa privada. Todo o complexo localizado às margens da avenida Piraí e da rua Coelho Neto é frequentado diariamente por moradores. Contudo, já se nota que a belíssima área de lazer é insuficiente para atender a demanda do bairro. O “lado de lá” da Avenida Alberto Pasqualini é carente de um espaço de convívio deste porte. Então, por que não pensar em mais um (ou até dois) parque? Seria um ganho para a comunidade.


Antes e depois


DAS RUAS

– Não bastasse toda a demora para entrega do viaduto da avenida Benjamin Constant, tudo indica que a ampliação da ERS-130 também vai passar bastante do prazo inicial. As estimativas mais otimistas indicam “apenas” um ano a mais do que o projetado. A complexidade da obra não permite que seja feita a toque de caixa. Então, por que não ser mais realista nesses casos?

– A propósito, a lentidão na rodovia é grande. E não somente em horários de pico. Se deslocar pela 130 exige uma boa dose de paciência. Outro problema é a falta de segurança para pedestres atravessarem a via. A movimentação de trabalhadores da BRF em horários de troca de turno exigiria uma atenção maior das autoridades. Mas não é o que acontece no momento.

– Uma das maiores escolas de Lajeado ganhará um novo prédio. A Emef Dom Pedro I, no bairro Jardim do Cedro, contará com um amplo espaço para desenvolvimento de suas atividades. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Planejamento. A estrutura será erguida em uma área em frente a atual, localizada na avenida Henrique Stein Filho. Uma boa notícia para a comunidade local.

– Mal retornou à câmara e Waldir Blau já elencou uma de suas prioridades no novo mandato: lutar pela construção do ginásio do Clube Esportivo Olarias. A obra, prometida após a antiga estrutura ser envolvida em permuta para a construção da sede do IFSul, nunca saiu do papel. É uma espera de quase uma década dos moradores do bairro, lembra o vereador. Será que agora sai?

– Em dias de chuva, trafegar pela avenida Pedro Theobaldo Breidenbach, em Conventos, é um desafio. Seja para motoristas ou para pedestres. É um problema histórico e espera-se uma solução em breve. A obra de alargamento da via é mais do que necessária.

Acompanhe
nossas
redes sociais