Bolsonaro com muito prestígio no Sul

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Bolsonaro com muito prestígio no Sul

Por

Atualizado sexta-feira,
23 de Junho de 2023 às 07:01

Jair Bolsonaro (PL) chegou ao Rio Grande do Sul no mesmo dia em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou um julgamento político contra ele. O ex-presidente pode ficar inelegível e, assim, virar carta fora do baralho no pleito geral de 2026. Mas ele não pareceu tão preocupado assim durante a visita aos ambientes da TranspoSul, realizada na sede da Fiergs, em Porto Alegre. Por lá, ele foi recepcionado como um “pop star”. Ou seja, é inelegível ou não, o maior representante da direita nacional vai contar com apoio maciço de determinadas classes empresariais. E, em caso de condenação no TSE, ele certamente será o principal cabo eleitoral em 2026. Nas imagens, ele aparece ao lado de integrantes do Setcergs, entre eles alguns empresários do setor de transporte e logística de Lajeado e Estrela.


Griebeler vai concorrer a prefeito. E não será pelo PT

Ex-vice prefeito de Estrela, Valmor Griebeler foi vítima de um falso card compartilhado a esmo nas redes sociais (imagem). O caso virou Boletim de Ocorrência policial e os fatos deverão ser averiguados nos próximos dias. Mas o fato principal é: Griebeler não voltará ao Partido dos Trabalhadores (PT) e não houve conversa com nenhum integrante da coordenadoria regional do PT. Hoje ele segue filiado ao PL, mas é por pouco tempo. Com o ingresso do PL na administração municipal comandada por Elmar Schneider (MDB), Griebeler descartou por completo a permanência na sigla. Ele reforça que já é pré-candidato a prefeito, e será oposição ao atual governo e suas conjecturas políticas. Para isso, ele mantém conversas com diversas siglas e agentes políticos da cidade, e deve anunciar o novo partido nas próximas semanas.


Tiro curto

– Ex-vereador em Encantado pelo PDT, Everaldo Delazeri é o novo coordenador da Agência FGTAS/Sine de Lajeado. José Scorsatto, diretor-presidente do FGTAS, também é do PDT.
– Em Lajeado, não é segredo que o “novo” vereador, Waldir Blau (MDB), quer ser o presidente do Legislativo em 2024. Entretanto, e isso é debatido dentro da base do governo, há dúvidas sobre a legalidade deste movimento. E o tema deve ser amplamente debatido nos próximos dias.
– A direção do MDB de Arroio do Meio iniciou uma conversa preliminar com a diretoria do PL. Os dois partidos reforçam a intenção de indicar candidatos a prefeito em 2024. Mas não descartaram uma eventual aliança. Em paralelo, os emedebistas aguardam retornos de líderes do PT e do PDT.
– Também em Arroio do Meio, o vereador Paulo Backes (PDT) propõe a criação de um calçadão sob a rua coberta, com a proibição do estacionamento e com o trânsito em apenas uma via.
– Ex-vereador de Lajeado, Sérgio Rambo (PT) segue atuando em causas comunitárias. E ele anda muito incomodado com o prefeito Marcelo Caumo (PP) e as obras de ampliação da BR-386, em Olarias. Especialmente com relação às duas agulhas, uma de saída e outra de acesso à marginal.
– Encantado precisa construir eventos ligados ao turismo. E uma das dicas que já surgiram nos bastidores é o retorno da Turisvales.
– Subsecretaria Estadual de Direitos Humanos, Inclusão, Igualdade e Fraternidade, Márcia Scherer (MDB) sofreu acidente na BR-386, em Montenegro. O fato ocorreu na quarta-feira. O veículo aquaplanou na pista. E ela não se feriu com gravidade e já está em casa.


Exemplos de “superparada”

A administração municipal de Estrela inaugurou no fim de semana a primeira “superparada” de ônibus. Fica na rua Bruno Schwertner, no centro da cidade. E, diferente de outras cidades, o novo espaço para os usuários do transporte público coletivo já conta com um ambiente climatizado por meio de aparelho split, e também um bebedouro. Além de atender ao público do município, o local também atende aos passageiros que se deslocam de outras cidades, como Lajeado, Bom Retiro do Sul, Colinas e Imigrante, que utilizam o ponto para o transporte intermunicipal.

 


Marques de Souza quer ajuda da ANTT

Prefeito de Marques de Souza, Fábio Mertz (PP) não vai desistir de buscar apoio para os acessos e saídas do município junto à renovada BR-386. As vias marginais são improvisadas e seguem sem pavimentação. E, na semana passada, as fortes chuvas atestaram a problemática (foto), impossibilitando o uso das estradas para os necessários retornos em direção à capital gaúcha. Diante disso, o gestor participa de nova reunião com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (Antt) no dia três de julho, em Porto Alegre. Além deles, também participam integrantes da concessionária CCR Via Sul, responsável pelas obras e pela manutenção da rodovia federal.


Turismo em Anta Gorda

O governo de Anta Gorda vai insistir na construção de um monumento em homenagem à Nossa Senhora de Lourdes, seguindo o exemplo do Cristo Protetor de Encantado. O Executivo quer apostar cada vez mais no turismo, e potencializar ainda mais alguns pontos turísticos já consolidados no município, como as grutas e cascatas. Na contramão desse movimento, a câmara de vereadores rejeitou recentemente o projeto de lei para criação da Secretaria de Turismo. A matéria foi rejeitada em maio sem receber qualquer voto favorável. Em Encantado, o debate até perdurou por algumas semanas. Mas, ao fim de tudo, os parlamentares aprovaram a nova pasta.

Acompanhe
nossas
redes sociais