Análise de água aponta melhora, mas qualidade segue nas duas piores faixas

VIVER CIDADES

Análise de água aponta melhora, mas qualidade segue nas duas piores faixas

Dos 26 pontos analisados na terceira etapa de monitoramento, 81% estão na faixa ruim e 19%, na péssima

Por

Atualizado sexta-feira,
23 de Junho de 2023 às 10:26

Análise de água aponta melhora, mas qualidade segue nas duas piores faixas
Biólogo Cristiano Steffens em entrevista à Rádio A Hora 102.9 (Foto: Rodrigo Gallas)

A terceira etapa de coleta e análise de água de mananciais da região mostram resultados ligeiramente mais favoráveis do que nas duas anteriores, em 2022. Mesmo assim, não houve avanço suficiente para sair das faixas ruim e péssima, as piores em uma escala que ainda tem ótima, boa e regular.

LEIA MAIS: Viver Cidades contribui para a saúde pública, diz promotor

Este ano, os testes comprovaram 81% dos pontos no nível ruim e 19%, péssimos. Na primeira amostragem, em abril de 2022, os resultados foram 48% ruim e 52% péssima. Na análise de outubro passado, 74% das amostras apontaram para a faixa ruim e 26%, péssima.

Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, o biólogo Cristiano Steffens, diz que o problema não é só ambiental, mas de saúde pública. O caderno foi publicado junto à edição impressa do Jornal A Hora nesta quinta-feira (acesse aqui).

Iniciativa

O monitoramento da qualidade da água é uma iniciativa do Grupo A Hora. As coletas são feitas em dois rios e 13 arroios em onze municípios da região. Em 2022, ocorreram duas etapas (março e outubro). Neste ano, os pontos de coleta passaram de 23 para 26, incluindo amostras em Venâncio Aires.

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais