Curso técnico  ou graduação: qual escolher?

Opinião

Rogério Wink

Rogério Wink

Curso técnico ou graduação: qual escolher?

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Recentemente um jovem me perguntou o que eu achava em fazer um curso técnico ou um curso superior. Minha resposta foi: “Depende das suas prioridades”. A escolha entre um curso de formação técnica ou superior depende muito do objetivo e necessidades da pessoa. Ambas têm suas características e a escolha pode variar de acordo com o perfil e as expectativas do aluno.

Lembro-me bem quando iniciei a minha vida profissional. Optei por fazer o curso técnico de contabilidade. O curso de formação de nível médio visa capacitar o aluno para o mercado de trabalho em um curto espaço de tempo. Neste sentido, fazer um curso técnico pode ser uma excelente opção para quem busca desenvolver habilidades específicas, como foi no meu caso com a contabilidade, e alcançar crescimento profissional.

Atualmente, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente e, para ocupar um espaço de destaque, é necessário estar preparado e capacitado para as necessidades da profissão que se deseja. Focar em alguma área específica do conhecimento aumenta as chances de obter boas oportunidades no mercado de trabalho.

Para quem já está atuando, pode proporcionar um salto na carreira, pois permite que o profissional assuma posições mais elevadas em sua organização, ou atue em novas áreas de trabalho. Outra vantagem que tive ao fazer um curso técnico é a possibilidade de aprender com profissionais experientes e especializados em sua área de atuação. Normalmente, os professores são pessoas atuantes nas suas atividades, o que permitiu acesso a um conhecimento prático e atualizado.

Resumindo, pela minha experiência, fazer um curso técnico pode ser benéfico pelos seguintes motivos:
1. Capacitação rápida: Duração curta que permite ao aluno estar preparado rapidamente ao mercado de trabalho;

2. Prática: O curso é focado em situações práticas e na aplicação do conhecimento adquirido, permitindo experiências antes mesmo da conclusão;
3. Especialização: Como oferecem especialização em áreas específicas do conhecimento, permite aprendizagem focada naquilo que você precisa;
4. Custo-benefício: Mais acessíveis financeiramente do que a graduação e geram rápidas oportunidades de renda;
5. Empregabilidade: os cursos técnicos são reconhecidos pelas empresas e podem gerar imediatas oportunidades de trabalho, pelos conhecimentos específicos adquiridos na área em que se deseja atuar.

Minha dica, por experiência pessoal: faça um curso técnico na sua área de foco, em seguida, busque a formação superior que oferece uma formação mais ampla e aprofundada. O importante é sempre buscar o aperfeiçoamento. O negócio é não ficar parado. “Caminhão parado não gera frete”.

Acompanhe
nossas
redes sociais