BergaTchê é o bolo com sabor de Venâncio Aires

Culinária

BergaTchê é o bolo com sabor de Venâncio Aires

A terceira edição do concurso gastronômico de Venâncio Aires, ocorreu na manhã do sábado (27), premiando a receita produzida por Rosane de Oliveira Ferreira.

Por

Atualizado terça-feira,
30 de Maio de 2023 às 06:53

BergaTchê é o bolo com sabor de Venâncio Aires
Foto: Divulgação
Venâncio Aires

Com recheio de brigadeiro de chimarrão, cobertura de merengue cozido, pedacinhos de bergamota e sem farinha, a receita “BergaTchê” foi eleito o bolo com sabor de Venâncio. A terceira edição do concurso gastronômico de Venâncio Aires, ocorreu na manhã do sábado (27), premiando a receita produzida pela servente, Rosane de Oliveira Ferreira. Junto com ela, outras 13 receitas disputaram as premiações oferecidas pela Afubra de Venâncio Aires, às três melhores avaliadas pelos jurados.

Como premiação, Rosane levou para casa uma batedeira planetária. Já o segundo lugar ficou para Jane Cristina Graeff dos Santos, com a receita “Entre Vales e Montes”, que recebeu uma fritadeira sem óleo e o liquidificador dado ao terceiro lugar para o bolo “Diversidade”, produzido pela Luciane Wagner.

Foram inscritas 14 receitas no concurso deste ano que integrou também as atividades do mês de maio em comemoração aos 132 anos de Venâncio Aires. Os candidatos levaram os pratos prontos até os pavilhões São Sebastião Mártir onde aconteceu o concurso. Foram avaliados os critérios: utilização de ingredientes da cultura local, sabor e originalidade da receita e apresentação. Cinco jurados foram os responsáveis pelas escolhas: Leonila Weber (fundadora da Naturvida), Luís Fernando Bergamaschi (gastrólogo), Tiago Maracci (gerente da Afubra), Mara Beati Frey (advogado e influenciadora digital) e Viviane Rörhs (extensionista da Emater).

Junto da inscrição, os candidatos apresentaram, além da receita, uma breve descrição da escolha do prato para participar do concurso. “Há 33 anos adotei Venâncio Aires como minha terra do coração e a diversificação de cultura e gastronomia me levou a fixar raízes aqui. Gosto muito do chimarrão e do bergamoteando, coisas que só existem aqui de uma forma tão natural que já esperamos nossas visitas com um bom chimarrão um delicioso bolo e na época da safra da bergamota quem não gosta de lagartear, comendo uma bergamota, então eu uni os dois pra garantir o sabor ainda mais atraente nas nossas reuniões familiares e no trabalho comendo um delicioso bolo”, foi a defesa apresentada pela vencedora do concurso, Rosane de Oliveira Ferreira.

Todas as receitas participantes da terceira edição do concurso devem ser disponibilizadas em um livro digital que a prefeitura deve disponibilizar até o final desta semana e solicitadas pelo whatsapp 99910-9500.

Acompanhe
nossas
redes sociais