E se a casa desmoronar?

Opinião

Miguel Lucian

Miguel Lucian

E se a casa desmoronar?

Por

Qual o valor que sua casa tem para você? Com certeza além de monetário é sentimental também. Independente se for própria ou alugada, a casa representa muito para cada um de nós: o quanto sonhamos em ter o nosso lar, o quanto nos dedicamos para mobiliar e decorar cada espaço, o quanto gostamos de ter um lugar para relaxar e ficar à vontade e o tanto de lembranças boas que esse espaço nos traz… Fomos ensinados desde pequenos a valorizar a casa e para muitas pessoas ela é o bem mais valioso em termos financeiros.

Algo com tanto valor atribuído faz com que a gente não pense duas vezes nos custos de manutenção: Um vazamento, uma falha na pintura, uma infiltração, uma lâmpada queimada são rapidamente resolvidos de forma que o bem maior não se desvalorize e o habitar continue sendo agradável.
Realmente é muito valor envolvido e precisamos mesmo ter esses cuidados.

Porém, se em algum momento essa casa, por qualquer motivo, vier abaixo (bata na madeira), mesmo que de forma dolorosa, você vai buscar outro espaço e poderá reiniciar e realizar os seus sonhos novamente em outro imóvel.

Qual valor atribuímos ao nosso corpo?

Será que o valorizamos tanto quanto a nossa casa?

Será que a gente se permite ter os mesmo gastos com manutenção de um e de outro?

A casa, de madeira ou de alvenaria, de um, dois ou três dormitórios, conseguimos deixar pra trás e encontrar outro espaço.

Mas e o nosso corpo?Ele é a nossa primeira e única casa, a nossa residência permanente de onde não temos a opção de sair e buscar outra que se enquadre em nossos interesses. Se ruir, não podemos pegar o que sobrou e simplesmente habitar outro espaço ou morar de favor.
Talvez não tenhamos nos dado conta que alguns de nossos hábitos deterioram o nosso maior patrimônio e temos uma dificuldade em aceitar e assumir custos com a manutenção dele.

Tal qual nossa casa, precisamos compreender que a responsabilidade de manutenção do corpo que habitamos é nossa! Não podemos esperar que o vizinho observe e resolva os problemas do nosso imóvel e também não podemos contar que alguém assumirá a total responsabilidade por cuidar da nossa saúde.

É um desejo comum a todos projetar para, no futuro, habitar um imóvel mais espaçoso, confortável e bonito, mas, tão importante quanto, é imaginar as condições que teremos para aproveitar esse espaço. É de suma importância que tenhamos saúde e disposição para aproveitar todos os cômodos, salas e jardins daqui a 15, 20, 35 anos.

Planejar, organizar, cuidar e manter a nossa casa é uma necessidade diária. Valorizar a verdadeira casa também.

Acompanhe
nossas
redes sociais