MP monitora instalação de  poços da Corsan

ESTRELA

MP monitora instalação de poços da Corsan

Companhia fez adequações ao longo do ano passado, mas não conseguiu evitar episódios de desabastecimento no verão. Necessidade de reforçar estrutura foi identificada

Por

Atualizado quarta-feira,
17 de Maio de 2023 às 10:35

MP monitora instalação de  poços da Corsan
Reservatório no Pinheiros fica na parte alta do bairro, mas em dias de maior consumo a vazão não é suficiente. Crédito: Arquivo/A Hora
Estrela

A expectativa dos moradores do bairro Pinheiros em receber melhorias na distribuição de água passa a ter um acompanhamento mais próximo por parte do Ministério Público (MP). Na semana passada, o órgão instaurou um inquérito civil para fiscalizar a perfuração de poços pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

A estatal relata que ao longo de 2022 fez manutenções e adequações nos três poços que abastecem a localidade e o bairro Boa União. O objetivo foi tornar o abastecimento mais confiável e estável, de acordo com um relatório anexado ao processo. No fim de novembro foi certificada a necessidade da instalação de novas estruturas na região.

A situação foi discutida com setores técnicos da companhia e profissionais que atuam na região e têm conhecimento da fragilidade do sistema atual. A unidade de Estrela inclusive pediu apoio da diretoria para providenciar os incrementos na distribuição.

Em janeiro deste ano, o MP solicitou à Corsan que indicasse as medidas adotadas para melhorar o sistema de fornecimento de água. A companhia apontou que dois poços foram perfurados e locais foram testados e liberados pelo laboratório central. No entanto, para o efetivo funcionamento as estruturas precisam ser adequadas e interligadas com as redes locais.

Desta forma, a companhia terá que implantar abrigos e preparar os locais para ter os poços. Para isto foram protocolados documentos junto ao município com pedidos de doação das áreas onde estão localizadas as perfurações. Conforme informações do governo, existem pedidos apenas para os bairros Cristo Rei e das Indústrias, distantes do ponto mais crítico no Pinheiros. A Corsan não retornou os questionamentos da reportagem até o fechamento desta edição.

Relembre o caso

Em novembro do ano passado retornaram os relatos de problemas no abastecimento no bairro. A partir dos pedidos de providências e das poucas ações efetivas implementadas pela companhia, um grupo de moradores recolheu assinaturas para uma ação civil pública. São cerca de 150 pessoas afetadas na parte mais alta do Pinheiros. Na ocasião, um caminhão-pipa foi deslocado à localidade para distribuir água à população.

Na véspera de Natal, uma interrupção no fornecimento voltou a gerar reclamações e transtornos. Na oportunidade, a Corsan pontuou que uma situação de falta de energia foi a causa do corte, mas quem mora na região afirma que a condição é uma constante.

Acompanhe
nossas
redes sociais