Orgulho além da maternidade

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

Orgulho além da maternidade

Por

O Dia das Mães é especialmente lembrado pelos filhos na hora de dar presentes. Mas para além da data comercial, cuja importância no calendário de varejo é estratégica, alcançando o segundo lugar em vendas no ano – só perde para o Natal -, é preciso lembrar da mulher e da profissional que existem em paralelo à maternidade.

O Brasil tem mais de 20 milhões de empresas ativas e apenas 25 mil delas têm a possibilidade de obterem benefícios fiscais por concederem licença-maternidade além do prazo de praxe. No entanto, a procura é muito baixa. O impacto do nascimento de um filho também reflete no desemprego. Dados do IBGE apontam que a taxa de desocupação de mulheres chegou a 9,8%.

E boa parte disso é atribuída à necessidade de cuidar dos filhos. As empresas precisam entender que contratar uma mulher é, na maioria das vezes, a contratação de uma mãe, de uma chefe de família. Por mais que tenhamos garantias constitucionais, ainda existem mulheres ganhando menos do que homens nas mesmas profissões. Minha homenagem vai para estas mães, mulheres, trabalhadoras, guerreiras e tão dedicadas por fazerem sempre o melhor para seus filhos. Parabéns.


Atritos

Deu treta a ida dos integrantes do Conselho Municipal de Saúde de Lajeado para a conferência estadual na próxima semana em Porto Alegre. Pelo regimento do conselho, todos os integrantes (são 12), teriam direito de participar. Mas a secretaria da Saúde aceitou liberar a inscrição de apenas quatro, gerando assim descontentamento dos demais. Como não ocorreu entendimento entre SESA e Conselho, Lajeado não terá representante no encontro estadual.


Despedida do Bispo

O Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, Aloísio Dilli, deve deixar o cargo nos próximos meses. Bispos e responsáveis da Cúria devem apresentar renúncia ao atingir 75 anos. Dom Aloísio ficará no Bispado até a nomeação do substituto e depois segue como Emérito. Tudo dependerá das determinações do Papa Francisco.

O pontífice pode decidir, inclusive, por prolongar o cargo depois de analisar o caso. Nesta semana, Dom Aloísio visitou o coração do Cristo Protetor de Encantado, conforme foto postada em suas redes sociais.


Exagero

O Senado já gastou R$ 14 milhões, este ano, para ressarcir despesas, inclusive pessoais, dos 81 dos senadores. Inclui passagens aéreas, aluguel, água/luz/telefone, combustível, etc, etc e etc.


Em campanha

Vereador de Encantado, Cris Costa (PSDB) afirmou em recente sessão da Câmara que a campanha de 2024 já começou. Os bastidores da política encantadense fervem. Líderes do PSDB e do PP estariam conversando sobre uma possível coligação. E se isto ocorrer, o vereador Marino Deves migraria para o MDB já que seu desejo é de concorrer a prefeito.

Mesmo que ocorram conversas entre as duas siglas, tem quem diga que já existe uma chapa formada do PP para a majoritária do ano que vem, com Enoir Cardoso para prefeito e Paulo Costi de vice. Atual prefeito, Jonas Calvi, vai a reeleição, pelo PSDB.


Dificuldade

Eduardo Leite foi um dos sete governadores convidados a palestrar no evento Lide Brazil, realizado nesta semana no Harvard Club, em Nova York. O tucano foi aplaudido pelos participantes ao ligar sua reeleição – a primeira de um governador gaúcho – à efetivação de reformas estruturais no Estado e reforçou que o êxito se deu a partir do diálogo mantido com os mais diferentes segmentos. Leite fala em ambiente favorável, mas as empresas continuam reclamando que levam mais de um ano para conseguir passar pela burocracia gaúcha para se instalar no RS.


Outro rumo

Vereador e atual secretário da Saúde de Teutônia, Juliano Körner, não concorrerá à reeleição em 2024. Um irmão do secretário buscará a vaga. Quanto ao futuro político de Körner, nada ainda decidido, mas especula-se uma possibilidade de ser candidato a vice-prefeito. Do atual prefeito.

Acompanhe
nossas
redes sociais