Dois novos livros dedicados aos pequenos

CULTURA

Dois novos livros dedicados aos pequenos

Professoras da Univates lançaram nesta semana obras para o público infantil. Materiais são vencedores do concurso promovido pela Editora Appris

Por

Dois novos livros dedicados aos pequenos
Foto: Divulgalção

“O sono tem dono?” e “Por quê?” são os livros lançados na Univates nesta semana. De autoria da professora Morgana Domênica e Suzana Feldens Schwertner, as obras são vencedoras do concurso promovido pela Editora Appris, por meio do selo infantil Artêrinha.

As obras são ilustradas pelo artista Oscar Reinstein. O lançamento foi promovido pelo Observatório da Literatura Infanto-juvenil, que tem como objetivo promover a leitura e o debate sobre as obras.

Ideias que surgem com os filhos

Morgana Domênica Hattge é autora do livro “Por quê” e conta que a ideia para o texto surgiu em uma noite de contação de histórias para o filho. “Contei sobre um menino que fazia muitas perguntas e ao terminar, eu e ele concordamos que a história era boa e poderia ser escrita. No outro dia ela foi para o papel e em menos de um mês estava pronta”, afirma.

A professora diz que a obra é uma uma celebração da relação de adultos e crianças e a importância da escuta. No enredo, o personagem Bernardo costumava fazer muitas perguntas, até o dia em que elas desaparecem.

Até então, a professora tinha algumas publicações acadêmicas e um livro ilustrado, publicado em 2021, intitulado “Maria na janela”. Para o futuro, a ideia é aumentar a coleção. “Tenho alguns originais aguardando o momento certo de chegar às mãos dos leitores”.

Contando histórias desde 2012

Um menino inquieto e que não consegue dormir e sai em busca de respostas. Essa é a história da obra escrita por Suzana. “Sou uma apaixonada por literatura, desde muito cedo na minha vida, incentivada pelo meu pai. Além de professora, sou psicóloga e atendo crianças. O tema do sono é um dos mais importantes no desenvolvimento das crianças e pode suscitar uma série de medos e receios”, conta.

A professora conta que a história levou cerca de uns três anos para ficar pronta. Entre as dificuldades da escrita para crianças, fala da necessidade de escuta e experiência com o público infantil. A primeira publicação de Suzana ocorreu em 2012.

Duas histórias foram encaminhadas para o concurso da Academia Literária do Vale do Taquari na categoria infanto-juvenil e que estão publicadas em coletâneas da ALIVAT (2017 e 2019). A professora não descarta novas publicações. “Já há algumas histórias aguardando no processo, algumas finalizadas, outras em elaboração. Quem sabe venham mais livros?”, finaliza.

Os livros estão à venda no site da editora Editora Appris, na Amazon ou diretamente com as autoras.

Acompanhe
nossas
redes sociais