Conversa Viva abre diálogo com estudantes sobre a água

VIVER CIDADES

Conversa Viva abre diálogo com estudantes sobre a água

Condições dos mananciais chamam a atenção dos adolescentes para o cuidado com o meio ambiente

Por

Atualizado terça-feira,
02 de Maio de 2023 às 11:57

Conversa Viva abre diálogo com estudantes sobre a água
Turmas de 8° e 9° ano da FOK, em Lajeado, foram os primeiros a participarem da Conversa Viva
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Dividir conhecimento com estudantes é um dos propósitos do projeto Viver Cidades, que tem como principal ação a análise de água de rios e arroios da região. Em seu segundo ano de execução, o Viver abriu ainda mais o leque. Por meio da atividade Conversa Viva, passou a levar aos estudantes os resultados das análises.

Vídeos, fotos e gráficos mostram o ciclo da água, a partir da nascente. O processo de coleta de amostras, de barco e por terra, e os resultados apurados após da análise são apresentados às turmas.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Oscar Karnal, em Lajeado, foi a primeira a receber a Conversa Viva. Turmas de 8° e 9° tiveram a oportunidade de ouvir e falar sobre abastecimento de água, esgotamento sanitário, agentes poluentes entre outros temas ligados ao meio ambiente.

A coordenadora de projetos especiais do Grupo A Hora, Luciane Eschberger Ferreira, compartilhou a experiência de acompanhar a coletas das amostras de água dos rios Taquari e Forqueta e de treze arroios. “Em locais de difícil acesso, encontramos resíduos como latas, viandas de isopor, fraldas descartáveis e, o pior, lâmpada fluorescente.”

O resultado as análises não surpreenderam tanto os estudantes quanto os riscos à saúde provocados pela contaminação por esgoto doméstico a quem banha-se em determinados pontos. “As primeiras análises mostraram condições ruim e péssima, em uma escala que ainda tem os níveis ótimo, bom e regular.

A aluna Emanuele da Silva, 13, já adota algumas ações para preservar as águas. A. separação do lixo é uma delas. Além disso, quer levar os aprendizados do dia para casa e, com a família, incentivar o cuidado e a preservação do meio ambiente.

Professor de História da instituição, Jaison Oliveira da Silva levou a turma do 9° ano para participar da palestra. Ele destaca que, embora os assuntos sejam trabalhados em sala de aula, trazer para a escola pessoas com uma ligação direta com a temática, auxilia na proximidade dos alunos com os problemas na própria cidade e região.

“A medida em que vamos trazendo alguns assuntos do cotidiano, como a questão dos rios, do lixo, da poluição, eles percebem a realidade e pensam sobre isso”.

Turmas de 8o e 9o ano da FOK, em Lajeado, foram os primeiros a participarem da Conversa Viva

Escolas que receberam a atividade

EEEM Gomes Freire de Andrade, em Teutônia, dia 13 de abril

EEEF Tancredo de Almeida Neves, em Teutônia, dia 4 de abril

Professor Jaison considera importante aproximar os estudantes da realidade local

Agenda

  • 02/05: EEEF Leo João Frölich, em Venâncio Aires
  • 05/05: EEEF Pedro Scherer, em Lajeado
  • 16/05: EMEF Vida Nova, em Lajeado
  • 17/05: EEEF Professora Leontina e
  • EEEF Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Venâncio Aires
  • 18/05: EMEF Cônego Hugo Wolkmer, em Estrela
  • 30/05: EMEF Carlos Gomes, em Marques de Souza
  • 07/06: EMEF Odilo Afonso Thomé, em Estrela
  • 22/jun: EMEF São João, em Lajeado

Acompanhe
nossas
redes sociais