Moradores se articulam para  criar associação de novo bairro

LAJEADO

Moradores se articulam para criar associação de novo bairro

Comissão provisória convoca reunião para quarta-feira. Ideia é aprovar estatuto, fundar entidade e eleger diretoria. Primeiras demandas começam a ser identificadas no Jardim Botânico

Por

Atualizado quarta-feira,
14 de Abril de 2023 às 09:00

Moradores se articulam para  criar associação de novo bairro
Bairro Jardim Botânico valoriza uma das principais áreas de lazer da cidade. Crédito: Mateus Souza
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Criado oficialmente há cerca de um mês, o bairro Jardim Botânico deve contar em breve com uma associação de moradores. Um comitê provisório, formado por pessoas que residem na localidade, se reúne na próxima quarta-feira, 3, para avançar na criação da entidade.

A reunião ocorre a partir das 19h, no salão de eventos do Jardim Botânico de Lajeado, localizado na rua Carlos Spohr Filho, em frente à UPA. Entre as pautas do encontro, estão a fundação da associação de moradores, a aprovação do estatuto da entidade e também a eleição da primeira diretoria, para o biênio 2023/2025.

Um dos integrantes do comitê provisório é o comerciante Alfredo Farinhas Neto. Ele reside na rua Aury Stürmer, que antes fazia parte do bairro Moinhos D’Água e agora será incorporada pelo Jardim Botânico. Para ele, a criação da nova localidade é uma conquista para moradores do entorno e valoriza um dos principais pontos turísticos da região.

“Lajeado merecia há muito tempo ter um bairro chamado Jardim Botânico. Qual município tem uma área tão bonita assim como nós? Portanto, nada mais justo”, comenta. Lembra, também, que as discussões são antigas na comunidade. “Isso vem antes de sair na câmara. Aí os vereadores (Deolí Gräff e Eder Spohr) conversaram com os moradores e a proposta tomou forma, até ser aprovada”.
Primeiras demandas

Após a aprovação do projeto de lei e sanção da proposta na câmara, um grupo de pessoas do novo bairro se reuniu na casa de uma morada para começar a discutir a criação da futura entidade. “Tivemos 15 participantes. Entendemos que o primeiro passo é montar um CNPJ e criar a associação dos moradores em cima disso. Queremos uma entidade que realmente mude a vida das pessoas do bairro”, cita Farinhas.

O comerciante ressalta que o novo bairro nasce com deficiências na infraestrutura que precisam ser resolvidas. “Queremos montar nossa diretoria e encaminhar projetos para conseguir um quiosque e uma quadra poliesportiva”.

Farinhas destaca também a existência de uma área verde no novo bairro que pode sediar um futuro espaço de lazer. “Tem todo um entorno que dá para mexer e fazer muita coisa legal”

Inscrição de chapas

Todos os moradores do novo bairro estão convidados para a reunião de quarta-feira. A inscrição de chapas concorrentes para a diretoria 2023/2025, com todos os cargos elegíveis preenchidos, deve ser protocolada antes de iniciar a assembleia.

Hoje, existem 29 associações de moradores em Lajeado. Elas contam com suporte do Centro de Apoio aos Bairros, presidido por Rodrigo Henicka. “Essa associação será muito importante para a representatividade deste novo bairro perante ao poder público e levar a ele as demandas dos moradores”.

Relembre

– Apresentado em 2021, o projeto de lei que cria o bairro Jardim Botânico ficou quase dois anos em tramitação no Legislativo. Chegou a ser arquivado em duas ocasiões e passou por mais de uma alteração dos limites, devido a pedidos de moradores;

– A proposta só foi colocada em votação em março deste ano, ocasião em que os vereadores aprovaram o projeto por unanimidade;

– No fim de março, após dúvidas sobre o posicionamento do Executivo, o prefeito Marcelo Caumo sancionou a lei e oficializou a criação do 28º bairro de Lajeado.

Acompanhe
nossas
redes sociais