Há 50 anos, Arcebispo Dom Aloísio Lorscheider

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 50 anos, Arcebispo Dom Aloísio Lorscheider

Por

Nascido em Estrela, Aloísio Leo Arlindo Lorscheider era nomeado, há 50 anos, como arcebispo de Fortaleza, no Ceará. Até então, ele era bispo da diocese de Santo Ângelo, aqui no Rio Grande do Sul, e também presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Na época, Dom Aloísio era um dos arcebispos mais jovens do Brasil, com 48 anos, e foi indicado ao cargo no Ceará pelo próprio Papa Paulo VI. Lorscheider era membro da Ordem dos Franciscanos e chegou a ser cardeal do Brasil.

Histórico

Natural de Linha Geraldo, Dom Aloísio nasceu em 1924. Cursou o primário em Picada Winck e, em 1934, ingressou no antigo seminário seráfico dos padres franciscanos em Taquari, onde fez os cursos Ginasial e Colegial.

Na década de 1940, iniciou os estudos em filosofia, no Convento São Boaventura, em Daltro Filho (hoje município de Imigrante). Por volta de 1944, foi transferido para Minas Gerais, no Convento Santo Antônio. Alguns anos mais tarde, em 1948, foi propriamente ordenado sacerdote, sob o nome de Frei Aloísio.

Formado também em Teologia, lecionou por vários anos em conventos. A nomeação a bispo da diocese de Santo Ângelo chegou em 1962, pelo Papa João XXIII, onde ficou por 11 anos. Foi no ano de 1976 que o Papa Paulo VI nomeou Dom Aloísio Cardeal. O estrelense participou de dois conclaves em 1978, que elegeram os papas João Paulo I e João Paulo II.

Foi o sétimo cardeal brasileiro e o único a receber votos em um conclave para ser eleito papa. Dom Aloísio faleceu em 2007, em Porto Alegre, aos 83 anos. Seus restos mortais estão sepultados em quatro locais do Brasil: no Convento São Boaventura de Imigrante, em Fortaleza, em Santo Ângelo e em Aparecida, no estado de São Paulo.

Acervo Arquidiocese de Fortaleza


Enquanto isso…

Caso Watergate – Nos Estados Unidos, o diretor interino do FBI, Patrick Gray, renunciava ao cargo por estar envolvido no Caso Watergate, um escândalo de espionagem política ocorrido em 1972. O caso teve origem na campanha eleitoral daquele ano, quando Richard Nixon e George McGovern disputavam a presidência dos EUA. Nixon concorria ao segundo mandato, pelo Partido Republicano, e McGovern pelo Democrata.

Em junho de 1972, houve uma invasão à sede do Comitê Nacional Democrata, no Complexo Watergate, na tentativa de fotografar documentos e instalar aparelhos de escuta. A investigação apontou para uma relação entre a invasão e o presidente Nixon. No total, 48 pessoas foram condenadas, a maioria oficiais do governo republicano. Em 1974, com o escândalo, próximo a um impeachment, Nixon renunciou à presidência.


HÁ 20 ANOS

Apresentação inédita no São Pedro

A Orquestra Municipal de Teutônia se apresentava, pela primeira vez, no Theatro São Pedro, de Porto Alegre. Na época, o grupo já tinha 20 anos de existência e aproveitou a oportunidade para fazer o lançamento do seu segundo CD. Além dos músicos de Teutônia, um outro ônibus saiu do Vale para acompanhar a apresentação.

Naquele tempo, o diretor musical da Orquestra era Astor Jair Dalferth. O grupo foi fundado em 1983, e já tinha ido à Alemanha duas vezes. Nas viagens, a Orquestra venceu duas vezes o Festival Internacional de Música de Grimma. No ano passado, o terceiro título foi conquistado.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

Acompanhe
nossas
redes sociais