Clínica Dr. Wilson Dewes ilustra o desenvolvimento científico promovido a partir de Lajeado

Lajeado Empreendedora

Clínica Dr. Wilson Dewes ilustra o desenvolvimento científico promovido a partir de Lajeado

Empreendimento foi criado em 1995 com o objetivo de dar sequência aos processos de inovação científica desenvolvidos por Dewes, como técnicas hoje presentes em todo o mundo

Por

Atualizado quarta-feira,
26 de Abril de 2023 às 11:41

Clínica Dr. Wilson Dewes ilustra o desenvolvimento científico promovido a partir de Lajeado
Wilson Dewes chegou a Lajeado em 1968 e foi o oitavo médico da cidade. (Foto: J. J. Silva)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Empreendedorismo também é colaborar com a comunidade e contribuir para melhorar a sociedade. É o caso da Clínica Dr. Wilson Dewes, especializada em otorrinolaringologia. Inaugurado em 1995, o empreendimento consolidou a jornada iniciada em 1968 pelo oitavo médico que Lajeado recebeu, o Dr. Dewes. 

Na atividade médica desde 1963, Dewes percorreu um circuito em cidades do Vale antes de chegar a Lajeado. Seu conhecimento diversificado, inclusive em anestesia, foi determinante para ser convidado a trabalhar no município. Rapidamente se envolveu com questões da comunidade, o que o colocou como protagonista em diversas iniciativas. Tanto é que foi um dos nomes que colaborou para a criação da Unimed, na década de 1970, e foi coordenador da 16ª Delegacia Regional de Saúde. 

“Lembro que nessa época instituímos o programa Vale Vida. Atuamos nas escolas a partir de módulos. O primeiro foi de limpeza. Estimulamos as crianças a buscar nas ruas qualquer item que pudesse deixar água parada. Como resultado, não houveram mosquitos naquele ano”, conta Dewes.

Na esteira dessa jornada, ele começou um trabalho voltado para o tratamento das crianças com fissuras labiopalatinas. Esse trabalho gerou a criação da Fundação para Reabilitação de Deformidades Craniofaciais (FUNDEF). “Comecei a criar novas técnicas nessa área, como a SPAR (Reposicionamento e Ajuste do Septo Piramidal). Isso culminou na criação da clínica, já que era preciso um local para desenvolver tudo”, explica.

Rapidamente, a Clínica se tornou uma referência nacional, com workshops de rinoplastia e cirurgia plástica facial. Isso fez de Lajeado um centro de preparação para cirurgiões do nariz. Logo, o nome da cidade começou a tomar outros horizontes dentro do segmento. Anualmente, Dewes realiza encontros que reúnem especialistas do mundo todo. “A atividade privada tem também um objetivo social. É uma empresa, mas ela tem uma missão que eu considero social”, avalia.

Segundo Dewes, o trabalho é um dos principais ornamentos da vida, já que gera riqueza, bem-estar, realização e, sobretudo, o bem comum. “Lembro de um professor que sempre dizia: ‘temos que ter sonhos impossíveis’. Afinal, os possíveis sempre estão ao alcance”, conclui o médico, desbravador científico e empreendedor que transformou todo um setor a partir de Lajeado.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais